tjms
GUERRA

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Igreja da Sagrada Família em Gaza foi 'atingida diretamente' por tanque de guerra. Israel afirmou que 'nunca ataca' locais religiosos e investiga incidente. Papa Leão XIV lamentou ataque e pediu cessar-fogo imediato no conflito Israel-Hamas.

17 julho 2025 - 16h45AP*
Igreja da Sagrada Família em Gaza, única igreja católica no território palestino, foi bombardeada em 17 de julho de 2025.
Igreja da Sagrada Família em Gaza, única igreja católica no território palestino, foi bombardeada em 17 de julho de 2025. - Foto: Omar Al-Qattaa/AFP

Uma ataque de Israel atingiu o complexo da única igreja católica na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, matando três pessoas e ferindo outras 10, incluindo o padre da paróquia, de acordo com autoridades da igreja. O local abrigava centenas de pessoas.

Canal WhatsApp

Em um movimento raro, o Ministério das Relações Exteriores de Israel publicou um pedido de desculpas nas redes sociais. "Israel expressa profundo pesar pelos danos à Igreja da Sagrada Família em Gaza e por qualquer vítima civil", afirmou.

O exército israelense também disse que estava investigando a ofensiva e que "faz todo esforço viável para mitigar danos a civis e estruturas civis, incluindo locais religiosos, e lamenta qualquer dano causado a eles."

A secretária de Comunicação e porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou, em telefonema, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O premiê disse que o ataque à igreja ocorreu por engano. Segundo Leavitt, o mandatário questionou a ofensiva.

A violência israelense acontece em meio às discussões para um cessar-fogo na região.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão/Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas