
Israel devolveu nesta quarta-feira (15) os restos mortais de 45 palestinos à Faixa de Gaza, segundo informou o Ministério da Saúde do território, controlado pelo grupo Hamas. Com esse novo grupo, já são 90 corpos entregues por Israel como parte de um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.

O pacto prevê a entrega de 15 corpos de palestinos para cada refém israelense morto devolvido pelo Hamas. Na segunda-feira (13), o grupo entregou os restos mortais de três israelenses e um cidadão nepalês. No dia seguinte, outros três corpos israelenses e um ainda não identificado foram repassados. O Exército israelense confirmou que esse último corpo não corresponde a nenhum dos reféns na lista oficial de mortos.
Na mesma segunda-feira, o Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses vivos, sequestrados durante os ataques de 7 de outubro de 2023, quando o grupo invadiu o sul de Israel.
O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu reforçou a cobrança para que o grupo fundamentalista cumpra integralmente os termos do acordo.
“Não faremos concessões nisso e não interromperemos nossos esforços até devolvermos o último refém falecido”, declarou Netanyahu em comunicado oficial.
O clima entre as partes continua tenso mesmo durante a trégua, que ainda é vista como frágil pela comunidade internacional. Israel tem reiterado que o cessar-fogo só será mantido se houver cumprimento rigoroso do pacto, principalmente no que se refere à devolução dos reféns mortos.
