
O governo federal planeja antecipar metas do edital de universalização da telefonia móvel, com o objetivo de garantir internet em 100% das escolas públicas até o final de 2026. A informação foi divulgada nesta terça-feira (2) pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.
Segundo o ministro, a conectividade nas escolas é prioridade do governo, por seu impacto no desenvolvimento educacional de crianças e jovens. A conexão será realizada por fibra óptica ou soluções de satélite, abrangendo todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação e que recebem recursos do Fundeb.
Frederico de Siqueira Filho destacou ainda a expansão da tecnologia de quinta geração (5G). Atualmente, mais de 64% do território previsto já está coberto, superando os 57% projetados para 2027 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mais de 2 mil cidades já contam com o 5G, e o governo planeja levar a tecnologia a novos municípios, incluindo distritos rurais. Em 2025, cerca de 1,5 mil localidades rurais receberão conectividade móvel.
Além do 5G, o governo está concluindo a implantação do 4G em zonas rurais e periferias das capitais, priorizando regiões de maior densidade populacional. Para ampliar ainda mais a cobertura, um novo leilão da faixa de 700 MHz será realizado em janeiro, contemplando localidades com mais de 600 habitantes e atraindo novas empresas para o serviço.


