
Estudantes que ingressarem em cursos presenciais de licenciatura em 2026 já podem se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, cujo cadastro começou nesta sexta-feira (20) e segue até 20 de março, prazo final para a pré-inscrição na seleção das bolsas.
O programa foi criado para estimular a formação de novos professores e vai conceder até 12 mil bolsas de formação para a docência a alunos regularmente matriculados em cursos presenciais de licenciatura, com benefício mensal de R$ 1.050, pago em até 48 parcelas ao longo do curso.
Para participar, o estudante deve acessar a Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, utilizando login Gov.br, cadastrar ou atualizar o currículo, preencher o termo de concordância e realizar a pré-inscrição, depois informar a matrícula na instituição pública ou privada em que foi aprovado, sendo permitido o uso do CPF até a efetivação da matrícula para quem ainda não concluiu essa etapa.
Resultados - O edital informa que o cadastro não assegura a concessão da bolsa e estabelece prioridade para candidatos que ingressaram em cursos de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada em instituições públicas de ensino superior. Os resultados dos estduantes contemplados serão divulgados até o dia 20 de cada mês, a partir de março.
Aqueles que não conseguirem concluir a inscrição agora poderam participar das chamadas seguintes, previstas mensalmente até dezembro de 2026.

