senai
EDUCAÇÃO

Prazo para inscrições no Enamed 2025 termina nesta quarta-feira

Exame obrigatório para formandos de medicina substitui o Enade e será aplicado no dia 19 de outubro

28 julho 2025 - 07h40
Exame é um passo obrigatório para estudantes concluintes
Exame é um passo obrigatório para estudantes concluintes - (Foto: Fabio Rodrigues/EBC)

Estudantes do último ano dos cursos de medicina têm até as 23h59 desta quarta-feira (30) para se inscrever no Enamed 2025, o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. O prazo, que também vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social, foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 18 de julho.

Canal WhatsApp

A inscrição deve ser feita exclusivamente online, por meio do Sistema Enamed, e é um passo obrigatório para estudantes concluintes, que precisam realizar a prova para garantir a colação de grau. O Enamed, que entra em vigor neste ano como substituto do Enade para os cursos de medicina, será aplicado anualmente a partir de 2025.

Avaliação se torna exigência para formandos em medicina

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Enamed é desenvolvido pelo Inep em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo da nova avaliação é elevar a qualidade da formação médica no país, alinhando os conteúdos avaliados às competências e diretrizes estabelecidas para o exercício da medicina no Brasil.

Para participar, o estudante deve ser identificado como formando pela instituição de ensino e ter sido previamente inscrito no Enade 2025 por meio do coordenador de curso. Médicos já graduados também podem fazer o exame, mas de forma opcional — nesse caso, apenas aqueles que pretendem concorrer a vagas no Exame Nacional de Residência (Enare).

Prova será aplicada em outubro com foco em sete áreas da medicina

A aplicação das provas do Enamed está marcada para o dia 19 de outubro. A avaliação será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.

Além da prova, os participantes deverão responder a um questionário do estudante, que ficará disponível no sistema entre os dias 18 de agosto e 18 de outubro.

Enamed segue critérios do Enade, mas foca exclusivamente na medicina

Apesar de substituir o Enade nos cursos de medicina, o Enamed mantém a base normativa e avaliativa do antigo exame. A prova segue os critérios de desempenho exigidos pela legislação vigente, considerando os currículos dos cursos e os padrões exigidos para o exercício da profissão médica no Brasil.

Calendário oficial do Enamed 2025

O Inep divulgou o seguinte cronograma para o Enamed 2025:

  • Inscrições: de 7 a 30 de julho
  • Solicitações de atendimento especializado e nome social: de 7 a 30 de julho
  • Resultado dos pedidos de atendimento: 11 de agosto
  • Período de recursos: de 11 a 15 de agosto
  • Resultado final dos recursos: 20 de agosto
  • Questionário do estudante: de 18 de agosto a 18 de outubro
  • Prova: 19 de outubro
  • Enare: acesso à residência médica via exame unificado

O Enamed também funciona como porta de entrada para quem deseja participar do Enare (Exame Nacional de Residência), processo seletivo unificado para programas de residência médica, multiprofissional e na área da saúde.

Nesta edição, serão ofertadas 11.388 vagas, número que representa um aumento de 28% em relação ao último ano. Ao todo, 237 instituições participam do processo seletivo nacional, que facilita o ingresso de médicos recém-formados nas residências vinculadas ao SUS e outras instituições públicas.

O que está em jogo

Mais do que uma formalidade acadêmica, o Enamed é agora parte integrante da formação médica no Brasil. Ao avaliar as habilidades e competências esperadas de um futuro profissional da saúde, o exame também se posiciona como ferramenta de melhoria da qualidade do ensino superior na área médica.

A expectativa do MEC e do Inep é de que, ao centralizar a avaliação em uma prova específica para medicina, os dados obtidos possam nortear políticas públicas mais precisas e eficientes para a formação médica no país.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas