Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de janeiro de 2026 - 18h13
SEGOV IPVA
EDUCAÇÃO

Inscrições do Fies 2026 começam em fevereiro e oferecem mais de 112 mil vagas

Programa do MEC financia cursos em instituições privadas para estudantes de baixa renda

22 janeiro 2026 - 17h00Agência Brasil
Fies 2026 abre inscrições em fevereiro com mais de 112 mil vagas para financiamento do ensino superior privado.
Fies 2026 abre inscrições em fevereiro com mais de 112 mil vagas para financiamento do ensino superior privado. - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O cronograma e as regras constam no edital do primeiro semestre, publicado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC).

Canal WhatsApp

Ao longo de todo o ano de 2026, o MEC ofertará mais de 112 mil vagas para financiamento da graduação em instituições privadas. Para o primeiro semestre, serão 67.301 vagas, enquanto o segundo semestre contará com 44.867 oportunidades.

O Fies é voltado a estudantes de baixa renda e funciona como uma das principais portas de acesso ao ensino superior privado no país, ao permitir o financiamento das mensalidades com condições facilitadas.

Quem pode se inscrever

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010. Também é exigida média aritmética mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, além de nota diferente de zero na redação.

Outro critério obrigatório é a renda familiar. O estudante deve comprovar renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.863.

As regras buscam priorizar candidatos em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, alinhando o programa à política de ampliação do acesso ao ensino superior.

Critérios de classificação

A classificação no Fies será feita com base na ordem decrescente da nota do Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. O edital estabelece a seguinte ordem de prioridade:

  1. candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil;

  2. candidatos que não concluíram o ensino superior, já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento;

  3. candidatos que já concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo Fies;

  4. candidatos que já concluíram o ensino superior, utilizaram o financiamento e quitaram a dívida.

O objetivo é favorecer estudantes que ainda não tiveram acesso à graduação ou ao financiamento público.

Resultado e prazos seguintes

O processo seletivo do Fies conta com chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Cada candidato poderá ser pré-selecionado em apenas uma das opções de curso indicadas no momento da inscrição. Os estudantes selecionados deverão complementar as informações no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Quem não for convocado na chamada única poderá ser chamado posteriormente por meio da lista de espera, conforme a disponibilidade de vagas.

Sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. O Fies é gerido pelo MEC e possui, anualmente, dois processos seletivos regulares, um para cada semestre letivo.

Além disso, o programa também pode realizar seleções para vagas remanescentes, destinadas a preencher oportunidades não ocupadas após os processos principais.

Mais informações sobre o Fies 2026 estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas