
Inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025 começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até 18 de julho, às 23h59 (horário de Brasília). Interessados devem se cadastrar gratuitamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Fies é um programa do Ministério da Educação voltado ao financiamento de cursos superiores em faculdades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta etapa, são ofertadas 44.867 vagas, somando 112.168 no total de 2025, já que outras 67.301 foram disponibilizadas no primeiro semestre.
Para participar do processo seletivo é necessário:
Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
Obter média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem, sem ter zerado a redação;
Não ter participado como treineiro;
Comprovar renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
Fies Social amplia acesso a estudantes de baixa renda - Metade das vagas são destinadas ao Fies Social, nova modalidade lançada em 2024. Podem concorrer candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759 em 2025).
Essa categoria permite financiamento de até 100% das mensalidades e inclui cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A prioridade é para quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca teve acesso ao financiamento estudantil.
Candidatos que possuem contrato anterior do Fies ou de outros programas de crédito educacional ainda não quitado não podem participar da nova seleção.
O resultado da seleção será divulgado em 29 de julho, com chamada única. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o sistema Fies Seleção entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para confirmar as informações e finalizar a inscrição.
Quem não for selecionado de imediato entrará automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher eventuais vagas remanescentes. Essa etapa ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro, respeitando a ordem de classificação.
Desde sua criação, em 2001, o Fies já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes com apoio financeiro para concluir a graduação.
