
A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, realizou esta semana análises em pescados congelados recolhidos em supermercados, açougues e peixarias na Capital e no interior do estado. A iniciativa faz parte da "Operação Páscoa e Quaresma", cujo objetivo é verificar se a quantidade e o peso dos produtos correspondem ao que está indicado nas embalagens.

As equipes da AEM/MS coletaram faixas aleatórias de amostras de pescados, camarão e frutos do mar, a fim de quantificar o conteúdo efetivo por meio do processo de determinação do percentual de gelo nas amostras. Essa análise ocorreu no laboratório de pré-medidos da agência.
O diretor-presidente da AEM/MS, Marcos Derzi, ressaltou a importância dessas operações, afirmando que "isso garante a confiabilidade do peso ou do volume do produto, resguardando os direitos do consumidor". A fiscalização e análise dos produtos asseguram que os consumidores estejam adquirindo itens de qualidade e dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro e demais órgãos reguladores.
