Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de janeiro de 2026 - 15h09
SENAR
CLIMA

Inmet coloca Mato Grosso do Sul sob alerta amarelo para tempestades e ventos intensos

Aviso de perigo potencial prevê chuvas de até 50 mm e rajadas de vento; áreas do estado dividem atenção com alerta laranja em SP

29 janeiro 2026 - 14h00Leonardo Siqueira
Alerta amarelo para Mato Grosso do Sul prevê ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo nesta quinta-feira.
Alerta amarelo para Mato Grosso do Sul prevê ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo nesta quinta-feira. - (Foto: Rafael Rodrigues)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (29), avisos meteorológicos que abrangem diversas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul. O estado está inserido na mancha de alerta amarelo, que indica perigo potencial para tempestades. O comunicado, válido até a noite de hoje, reforça a necessidade de atenção dos sul-mato-grossenses para mudanças bruscas no tempo.

Canal WhatsApp

O que esperar do clima Diferente do alerta laranja (risco elevado) que atinge estados vizinhos como São Paulo e Paraná, o alerta amarelo em Mato Grosso do Sul prevê chuvas de até 50 mm/dia. O diferencial deste aviso é a possibilidade de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, além da ocorrência pontual de queda de granizo. Embora o risco de grandes alagamentos e cortes de energia seja considerado menor nessa categoria, ele ainda existe.

Orientações e cuidados O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de descargas elétricas e quedas. Outra orientação de segurança é desligar aparelhos eletrônicos e, se necessário, o quadro geral de energia.

Cenário Regional Enquanto Mato Grosso do Sul figura parcialmente no mapa de risco potencial, estados vizinhos enfrentam uma situação mais crítica. Em São Paulo, o alerta é laranja, com previsões de chuvas de até 100 mm/dia e ventos de 100 km/h. O instituto ressalta que, para informações específicas de cada município, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop