
Mato Grosso do Sul está sob alerta amarelo para temporais nesta segunda-feira (12). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e abrange todo o Estado, além de áreas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.
O alerta indica a possibilidade de chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas. A recomendação é de atenção para mudanças rápidas nas condições do tempo ao longo do dia, principalmente em áreas urbanas e rodovias.
Além do aviso para temporais, o Inmet mantém outro alerta amarelo para acumulado de chuva em regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já nos Estados do Norte e do Nordeste, há aviso para chuvas intensas, com um alerta específico para o litoral da Bahia, incluindo Salvador.
Apesar do cenário de instabilidade, a influência do ciclone extratropical que atuou no Sul do País começa a diminuir. Segundo a Climatempo, a área de baixa pressão que deu origem ao sistema se intensificou entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9), entre o Paraguai e o norte da Argentina, avançando posteriormente para a região entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Durante o pico do fenômeno, a Defesa Civil gaúcha emitiu alertas para volumes elevados de chuva e ventos fortes. No sábado (10), um tornado atingiu São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, causando danos e assustando moradores.
Nesta segunda-feira, o ciclone já se desloca sobre o oceano e se afasta rapidamente do território brasileiro, reduzindo seus efeitos diretos sobre o Sul. Ainda assim, áreas do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, seguem com condições favoráveis para temporais, conforme os avisos meteorológicos em vigor.

