Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
10 de outubro de 2025 - 19h05
DP-Barros---Parabens-MS
ENTRETENIMENTO

Ingrid Guimarães relata episódio de misoginia em set e diz que precisou demitir equipe

Atriz afirmou que a discriminação contra mulheres é recorrente no cinema brasileiro, inclusive em produções dirigidas por mulheres

10 outubro 2025 - 15h35Redação E+
Ingrid Guimarães revelou ter enfrentado misoginia em set de filmagens e afirmou que demitiu equipe após o episódio.
Ingrid Guimarães revelou ter enfrentado misoginia em set de filmagens e afirmou que demitiu equipe após o episódio. - Foto: Meu Ritual via YouTube

A atriz Ingrid Guimarães revelou ter enfrentado recentemente uma situação de misoginia em um set de filmagens, o que a levou a demitir parte da equipe. O desabafo foi feito durante participação no podcast Pé no Sofá, publicado na quinta-feira (9).

Canal WhatsApp

“A minha vida é enfrentar macho no cinema brasileiro”, declarou a atriz, ao comentar sobre a dificuldade de lidar com o machismo nos bastidores das produções.

Ingrid contou que, mesmo em projetos liderados por mulheres, o comportamento machista ainda é presente.

“Vivi há pouco tempo uma situação de misoginia no set. Mesmo com mulheres no comando... Na última situação, a gente demitiu todo mundo. Porque, se você deixa passar, se você ficar com medo, a pessoa repete.”

“Todas as mulheres já passaram por isso”

A artista ressaltou que a misoginia é uma realidade enfrentada por todas as profissionais com quem trabalhou.

“Todas as mulheres com as quais trabalhei eu vi sofrendo algum tipo de misoginia. Todas, sem exceção”, afirmou.

Ela explicou que o machismo muitas vezes se manifesta de forma sutil, o que torna sua identificação mais difícil. Por isso, Ingrid disse ter optado, nos últimos anos, por trabalhar com diretoras mulheres.

“Eu tenho feito filmes com mulheres. Meus últimos quatro filmes foram dirigidos por mulheres. Tenho optado, preferido.”

Preconceito com comédias e liderança feminina - Ingrid também comentou sobre o preconceito dentro da indústria cinematográfica com produções do gênero comédia, que marcam grande parte de sua carreira.

“Claramente eram homens que não gostavam do gênero do filme. A comédia tem isso, é um gênero um pouco desprezado. Tem gente que está ali na equipe porque está trabalhando só. É uma coisa que já me chateia profundamente.”

A atriz, que também atua como coprodutora de seus filmes, destacou que a presença feminina em cargos de liderança ainda incomoda alguns profissionais do meio.

“A segunda coisa é ter mulheres em papéis de comando. Hoje em dia eu sou produtora dos meus filmes, eu sou coprodutora, então existe uma coisa de que você manda de uma certa maneira”, desabafou.

Reconhecida por abrir espaço para protagonistas femininas na comédia brasileira, Ingrid Guimarães tem usado sua visibilidade para discutir igualdade de gênero e representatividade no audiovisual. A atriz é uma das fundadoras do movimento Mulheres do Audiovisual, criado para fortalecer a presença de profissionais mulheres em todas as etapas de produção cinematográfica.

Nos últimos anos, Ingrid também se destacou como produtora executiva de filmes e séries, consolidando uma carreira marcada pela defesa da diversidade e da equidade no cinema nacional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop