Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de outubro de 2025 - 20h57
DP-Barros---Parabens-MS
EDUCAÇÃO

Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões do Revalida e Enamed

Interessados devem ter especialização e atuar como docentes em cursos de medicina; inscrições vão até 31 de outubro

13 outubro 2025 - 18h30
Inep abre inscrições para médicos elaboradores e revisores do Revalida e Enamed; prazo vai até 31 de outubro.
Inep abre inscrições para médicos elaboradores e revisores do Revalida e Enamed; prazo vai até 31 de outubro. - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira (13), o processo de inscrição para médicos que desejam atuar como elaboradores ou revisores de questões dos exames Revalida e Enamed. As inscrições seguem até o dia 31 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema BNI (Banco Nacional de Itens da Educação Superior).

Canal WhatsApp

A seleção é voltada a profissionais com formação específica e vínculo acadêmico. Para participar, o candidato precisa ter diploma de graduação em medicina, especialização (lato ou stricto sensu) em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental, além de comprovar atuação como docente em curso de medicina.

A participação exige envio de documentos como diploma, declaração de docência assinada por coordenador do curso ou representante da instituição e assinatura de termo de compromisso e sigilo. Estão impedidos de participar servidores do Inep, do Ministério da Educação (MEC) e de órgãos vinculados.

Inclusão e cotas - O processo seletivo reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e/ou quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), desde que apresentem a documentação exigida.

Remuneração por atividade - Os profissionais selecionados receberão pelo modelo de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). Cada item elaborado será remunerado com R$ 500, enquanto revisões técnico-pedagógicas receberão R$ 300 por questão.

Cronograma - O resultado preliminar da análise de documentos será divulgado no dia 11 de novembro. Já a convocação para a capacitação dos selecionados está prevista para 14 de novembro.

O edital completo, com regras e etapas do processo, foi publicado no Diário Oficial da União também nesta segunda-feira.

Sobre os exames - O Revalida é destinado à revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior, enquanto o Enamed avalia a formação médica no Brasil. Ambos os exames fazem parte das estratégias de avaliação da qualidade do ensino superior na área da saúde.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop