Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de novembro de 2025 - 17h53
Fiems 46 Anos
INCENDIO

Incêndio em hospital de Fortaleza força retirada de pacientes, incluindo bebês

Fogo atingiu subestação de energia do Hospital César Cals; pacientes foram transferidos por precaução

13 novembro 2025 - 16h15Ederson Hising
Pacientes foram transferidos às pressas após incêndio atingir subestação do Hospital César Cals, em Fortaleza.
Pacientes foram transferidos às pressas após incêndio atingir subestação do Hospital César Cals, em Fortaleza. - Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu o Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza (CE), na manhã desta quinta-feira (13), e provocou a evacuação emergencial de pacientes, incluindo recém-nascidos. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ninguém ficou ferido.

Canal WhatsApp

O fogo começou por volta das 10h50 na subestação de energia do hospital, localizada na parte externa da unidade, nas docas. A área não é destinada a atendimentos, o que evitou consequências mais graves. Ainda assim, a fumaça invadiu setores próximos e obrigou a transferência de pacientes como medida de segurança. Até o fim da manhã, ao menos 15 pessoas foram levadas a outras unidades de saúde e outras 40 transferências estavam previstas.

O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio em aproximadamente meia hora, por volta das 11h15. Duas equipes atuaram no combate às chamas, após o desligamento do fornecimento de energia e gás, necessário para garantir a segurança da operação.

De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Silva Coelho, o incêndio não atingiu nenhuma ala assistencial, mas a evacuação foi adotada preventivamente. "Estamos fazendo um plano de contingência para proteger os pacientes. Não há vítimas", disse. A estrutura elétrica do hospital passará por adequações, e a operação de transferência dos internados foi organizada em comboio.

Em nota, a Sesa destacou que a medida visa preservar vidas e evitar qualquer complicação decorrente do incidente. A secretaria também agradeceu o apoio das forças de segurança e da comunidade local.

A empresa Enel Ceará, responsável pela distribuição de energia, informou que o problema ocorreu na rede interna do hospital. A fornecedora desligou preventivamente o sistema e enviou geradores e equipes para apoiar as autoridades.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop