
A comunidade do bairro Noroeste, em Campo Grande, agora conta com uma escola estadual própria. A nova Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira foi inaugurada nesta segunda-feira (28) pelo governador Eduardo Riedel e atenderá cerca de 400 estudantes, oferecendo ensino fundamental, médio e profissionalizante, além de atividades esportivas e culturais, como lutas marciais e defesa pessoal para mulheres.

Além da estrutura moderna, a unidade se destaca por ter a primeira quadra poliesportiva climatizada da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. A entrega atende a uma antiga demanda da população local, que há anos aguardava uma escola estadual no bairro.
“Dia de alegria e respeito a quem dedicou a vida para melhorar as coisas que estão em volta. A educação sempre teve uma atenção especial na nossa gestão. E vai continuar como prioridade. Ela está no nosso plano de governo, no qual eu não desvio em nenhum milímetro”, afirmou Riedel durante a inauguração.

A nova escola foi projetada para ir além do ensino convencional. À noite, a unidade vai atender turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com destaque para o programa EJA Mulher, voltado ao público feminino. A proposta inclui ainda atividades extracurriculares, como aulas de lutas e oficinas culturais.
A previsão é que a escola funcione com turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, além das oferta de cursos técnicos voltados para as demandas regionais.
Segundo o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o projeto pedagógico está sendo desenvolvido com foco no ano letivo de 2026. Ele ressaltou que a estrutura da escola foi pensada para atender com qualidade e oferecer um ambiente acolhedor.

“Em 2023 recebemos este pedido da comunidade do Noroeste, sobre dispor de uma unidade da Rede Estadual no bairro. Eles esperavam este olhar e atenção do Estado, que conseguimos cumprir”, afirmou.
Homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira
O nome da nova unidade homenageia o ex-vereador Cristóvão Silveira, que teve cinco mandatos na Câmara Municipal e faleceu em 2017. A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares, amigos e autoridades políticas.
Filipi Silveira, filho do ex-parlamentar, emocionou-se ao lembrar do legado do pai. "Este ato é a materialização de um legado. Com a bandeira número um do meu pai. Ele não era professor, mas sempre soube a importância da educação na vida dele. Nos seus mandatos sempre trabalhou em prol da educação. [...] Sempre falo que enquanto houver memória, haverá vida”, disse.
O governador também reforçou a importância da homenagem. “Temos que destacar o legado do (Cristóvão) Silveira. Só ele poderia reunir tantos amigos e família nesta inauguração. Evento com muita emoção e a família pode se orgulhar do legado que deixou. Ele defendia e falava repetidamente sobre educação”.
