
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4) a nova edição do site Nomes do Brasil, que apresenta os nomes e sobrenomes mais frequentes no país, com dados atualizados do Censo Demográfico 2022. A liderança continua com Maria, presente em 12 milhões de registros em todo o território nacional.
Entre os nomes femininos mais comuns, aparecem Ana, Francisca, Júlia, Antonia, Juliana, Adriana, Fernanda, Márcia e Patrícia.
A plataforma permite que o usuário explore a popularidade de nomes por década e estado, consulte o ranking geográfico e até visualize um mapa-múndi comparativo, que mostra como os nomes e sobrenomes brasileiros se relacionam com os mais populares em outros países.
Além dos números, o site destaca curiosidades culturais, como a influência de personagens de novelas e personalidades na escolha dos nomes ao longo das décadas.
Na versão anterior, de 2010, o país tinha 130 mil nomes diferentes, com Maria e José liderando as estatísticas. Agora, são 140 mil nomes e, pela primeira vez, a inclusão dos sobrenomes, que somam mais de 200 mil registros no Brasil.
Com o novo levantamento, o IBGE mostra que o Censo também é um retrato da identidade e das transformações culturais dos brasileiros ao longo do tempo.


