Feira de Vinhos COMPER Itanhanga
CAPACITAÇÃO

Hospital público de MS ajuda a formar profissionais que vão transformar a saúde em Angola

Humap-UFMS recebe diploma de honra por qualificar profissionais africanos e fortalecer cooperação entre Brasil e Angola

24 junho 2025 - 17h15Da Redação
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS)
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) - (Foto: Reprodução)

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, recebeu um importante reconhecimento internacional por sua contribuição à formação de profissionais da saúde de Angola. A instituição, que integra a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), recebeu no dia 29 de abril de 2025, em Brasília, o Diploma de Honra ao Mérito concedido pelos governos do Brasil e de Angola.

Canal WhatsApp

A homenagem faz parte do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, uma parceria firmada no final de 2023 e coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O objetivo é capacitar até 38 mil profissionais de saúde angolanos em diferentes áreas, como enfermagem, medicina, gestão hospitalar e pesquisa. A previsão é que o programa dure cinco anos.

De Campo Grande para a África: conhecimento que atravessa oceanos - O Humap-UFMS participa do programa desde 2024 e já recebeu profissionais angolanos para formação prática dentro do hospital. Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa da unidade, Oleci Frota, a primeira participação foi com duas enfermeiras de Angola, que ingressaram no programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, em abril do ano passado.

“Elas foram autorizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem a atuarem no hospital com objetivo exclusivo de aprendizado. Hoje, seguem com o mesmo nível de exigência e desenvolvimento dos residentes brasileiros”, explica Frota.

O gerente também informou que, em 2025, a participação do hospital foi ampliada com novas vagas para os programas de Residência Multiprofissional e de Residência Médica. Segundo os supervisores, os profissionais angolanos têm tido bom desempenho, boa integração com a equipe brasileira e muita vontade de aprender.

Profissionais comprometidos com o futuro da saúde em Angola - Os participantes do programa, conhecidos como fellows, são profissionais que já atuam no sistema de saúde de Angola e vêm ao Brasil para aprofundar seus conhecimentos em áreas estratégicas.

Durante a formação no Humap-UFMS, eles participam de atividades práticas, seminários, estudos de caso e congressos científicos, sempre acompanhados por equipes multiprofissionais. De acordo com os coordenadores das residências, os fellows têm mostrado desempenho semelhante ao dos residentes brasileiros e demonstram grande dedicação.

“Eles estão muito comprometidos. Querem aprender o máximo possível para levar esse conhecimento de volta ao seu país e ajudar a melhorar a saúde por lá”, conta Oleci Frota.

Formação que transforma vidas aqui e lá - O programa internacional não beneficia apenas os profissionais de Angola. A troca de experiências também enriquece o ambiente de aprendizado dentro do Humap. Para os residentes, professores e demais profissionais de saúde que atuam na instituição, é uma oportunidade de aprender sobre diferentes realidades e praticar a cooperação em saúde.

O Humap-UFMS é uma das 25 unidades hospitalares da Rede Ebserh que participam da iniciativa. Juntas, essas instituições públicas já ofereceram mais de 3 mil vagas para profissionais angolanos em formação no Brasil.

A força da cooperação internacional - O Diploma de Honra ao Mérito recebido pelo Humap simboliza mais do que uma homenagem: é o reconhecimento de um esforço coletivo para formar profissionais que farão diferença real na vida das pessoas em Angola. Ao participar dessa rede, o hospital sul-mato-grossense projeta seu trabalho além das fronteiras, levando conhecimento e solidariedade a quem mais precisa.

A expectativa é de que, até 2028, milhares de médicos, enfermeiros e gestores de saúde formados no Brasil atuem em hospitais, centros de saúde e comunidades em Angola, ajudando a enfrentar desafios como mortalidade infantil, doenças tropicais e falta de profissionais qualificados.

Com essa iniciativa, o Humap não apenas forma profissionais — forma pontes de esperança entre países irmãos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas