
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou na terça-feira (11/11) da homenagem ao empresário e piloto Pedro Muffato, realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. O título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por indicação do deputado estadual Paulo Corrêa, reconhece a importância do paranaense para o fortalecimento da indústria sul-mato-grossense. Além do sucesso nos negócios, Muffato é uma referência no automobilismo brasileiro.
Para Longen, trazer a homenagem dos deputados para o ambiente da Federação das Indústrias estreita as relações e fortalece o ambiente de negócios. “Muffato veio com sua família do Paraná para receber essa honraria, o que para nós é motivo de muito orgulho. Além de empresário com negócios em Mato Grosso do Sul, é um esportista de referência em todo o Brasil. É uma pessoa que tem deixado um legado para todos nós. É uma satisfação muito grande para a Federação e para nossa diretoria ter a oportunidade de promover esse momento especial para todos.”
O deputado Paulo Corrêa afirmou que a homenagem foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “O nome do Muffato foi uma sugestão do presidente da Federação. Eu o conhecia apenas como piloto da Fórmula Truck. Então, esse ambiente de negócios criado dentro da Fiems, de trazer esses grandes empresários nacionais e aqueles que já têm investimentos no Estado, é importante de valorizar. Gera emprego, renda e a possibilidade de novos investimentos”.
Há quase uma década, Muffato mantém, no município de Caarapó, a Açucareira Energy. Na época, o investimento superava R$ 11 milhões e, hoje, a empresa continua gerando empregos diretos e indiretos. “Tenho um grande respeito por Mato Grosso do Sul, porque é um estado em desenvolvimento, habitado por gente trabalhadora. Viemos para contribuir com o progresso do Estado e do Brasil. Nós, por exemplo, levamos o açúcar produzido aqui para praticamente todo o Sul do País. Antes, era um produto que saía daqui sem identidade, porque era vendido a granel, e hoje sai com embalagem escrita ‘Caarapó-MS’”, ressaltou.
Pedro Muffato recebe o título de Cidadão SulMatoGrossenseSobre Pedro Muffato
No Paraná, o empresário fundou o Grupo Muffatão. Hoje, a marca está presente em diversos estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, com atacados, centros de distribuição e, em Cascavel, quatro supermercados.
Além do setor varejista, o empresário diversificou seus investimentos. Fundou indústrias alimentícias e de embalagens, expandindo o alcance do grupo para a produção e fornecimento de mercadorias, otimizando a operação de ponta a ponta. Também investiu fortemente no agronegócio, com fazendas modernas e produtivas que atuam tanto na agricultura quanto na pecuária, com foco em inovação e sustentabilidade.
Como piloto, Muffato competiu em diversas categorias, como Fórmula 3, Fórmula 2 Sul-Americana, Copa Truck e Fórmula Truck. O auge veio quando, aos 83 anos, conquistou o título da Fórmula Truck em 2023, provando que a idade nunca foi um limite para quem vive movido pela paixão.
Ao completar 84 anos, o empresário ainda competiu em Mato Grosso do Sul, conquistando a pole position da categoria GT Truck para a 4ª etapa da temporada da Fórmula Truck, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande.

