
O Hamas afirmou nesta quarta-feira, 8, que as negociações pelo fim da guerra em Gaza, realizadas em Sharm el-Sheikh, no Egito, estão avançando de forma positiva. Em comunicado divulgado no Telegram, o grupo disse que "grandes esforços" estão sendo feitos para superar obstáculos e viabilizar as etapas do cessar-fogo.

De acordo com Taher al-Nounou, assessor de imprensa do líder político do Hamas, a delegação apresentou uma postura "positiva e responsável" durante as tratativas, que envolvem também mediadores internacionais. O foco das discussões tem sido a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza e os detalhes sobre a troca de prisioneiros.
As partes já trocaram listas com nomes de detentos que devem ser libertados, conforme critérios previamente definidos. O Hamas também destacou que as conversas seguem em andamento, com a participação de todos os envolvidos.
O acordo em negociação é baseado em uma proposta apresentada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e busca encerrar meses de confrontos violentos na região.
