BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
MINISTRO DA FAZENDA

Haddad defende reorganização do Estado para enfrentar crime organizado

Ministro da Fazenda cita Operação Carbono Oculto como exemplo de integração bem-sucedida entre órgãos públicos

4 setembro 2025 - 20h15Flávia Said e Marianna Gualter
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. - (Foto: Wilton Junior/Estadão)
ENERGISA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a Operação Carbono Oculto, deflagrada na semana passada, marca um avanço importante no combate ao crime organizado no Brasil. Segundo ele, a ação foi bem-sucedida não apenas pelo volume de recursos apreendidos, mas também pela integração entre diferentes órgãos do Estado.

Canal WhatsApp

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na RedeTV!, Haddad destacou que a operação uniu Ministério Público, Receita Federal, Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco). “As ações do crime organizado eram uma trama só. E o Estado precisa se reorganizar para enfrentar isso”, disse.

O ministro ressaltou que a operação foi fruto de uma intuição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de que apenas a cooperação entre instituições seria capaz de enfrentar as facções.

Ele aproveitou para defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segurança, que está em discussão e foi elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O texto prevê maior integração entre os órgãos responsáveis pela segurança pública, respeitando as atribuições de cada um.

“Aí, sim, nós vamos estar organizados no nível que o crime atingiu”, afirmou Haddad, ao reforçar que a criminalidade organizada exige novas formas de atuação do Estado.

A investigação revelou movimentações bilionárias em fundos ligados a organizações criminosas. Para Haddad, além do impacto financeiro, a operação deixa um legado de cooperação institucional. “Encontrou-se um caminho promissor no combate ao crime”, completou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas