1º Encontro Regional MIDIACOM MS
INVASÃO

Hackers invadem site do Governo de Mato Grosso do Sul

Site de notícias do Governo de Mato Grosso do Sul é hackeado na noite desta última segunda-feira (18/05)

19 maio 2020 - 05h40
O governo do Mato Grosso do Sul teve site de notícias hackeado na noite desta segunda-feira (19).
O governo do Mato Grosso do Sul teve site de notícias hackeado na noite desta segunda-feira (19). - (Foto: Reprodução)

O site da agência de notícias da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM/MS), que divulga informações oficiais do Governo do Mato Grosso do Sul, foi hackeado na noite desta segunda-feira (18). Ao acessar o endereço www.ms.gov.br é possível encontrar duas notícias, uma postada ás 23h49 e outra ás 23h55, com mensagem avisando sobre a invasão e assumida pelo codinome DemonSad e DroogXK.

Canal WhatsApp

Os hackers, desconfiguraram uma notícia postada pela jornalista Diana Gaúna e colocaram a seguinte mensagem "Um Salve a Todos Profissionais de Saúde Que Estão Na Luta Contra o CoronaVirus" no site de comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Outros sites do governo, como o da Polícia Militar, também tiveram páginas alteradas pelo grupo de hackers. O primeiro site invadido foi da PM, por volta das 21h. Já a entrada no Portal MS foi por volta da meia-noite. A situação já foi normalizada.

O coordenador da Superintendência de Gestão da Informação, Celso Tanaka, informou que os hackers conseguiram acessar a relação de usuários autorizados a fazer publicações nos sites. "Os hackers conseguiram fazer a invasão por meio de um login de usuário com uma senha fraca. É necessário que os usuário tenham senhas diferentes para cada serviço e que elas sejam complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Números sequenciais também devem ser evitados", explica.

INVASÕES SEMELHANTES

O governo do Paraná também teve sites hackeados na madrugada do último final de semana (16). Segundo a assessoria de comunicação do Executivo do estado vizinho de MS, os ataques foram identificados por volta das 07h35, na rotina de “manutenção e prevenção de dados”. O governo paranaense não divulgou a lista dos sites atacados mas, entre eles, também estava o site da comunicação do estado (AEN - Agência Estadual de Notícias). A nota divulgada para imprensa informava que a “equipe técnica integralmente mobilizadas no mapeamento da situação” e garantia “que não houve perda ou dano com relação a dados de empresas ou cidadãos”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas