
O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, lança oficialmente sua universidade corporativa nesta quinta-feira (14), em Campo Grande. A Universidade Corporativa Grupo Pereira (UGP) vai atuar com polos regionais nos sete estados onde a empresa está presente, oferecendo inicialmente mais de 700 conteúdos de capacitação online.

A proposta da UGP é centralizar e expandir as ações de formação profissional que o grupo já desenvolvia internamente há anos. A nova estrutura atende setores variados da companhia, que reúne supermercados, atacarejos, farmácias, restaurante, logística, turismo e uma empresa financeira.
Além dos colaboradores, a UGP também vai oferecer cursos para os filhos dos funcionários. A primeira ação voltada ao público jovem será a criação da Escola de Varejo, com o curso “Supermercado: do negócio à operação”, voltado a jovens de 16 a 24 anos. O curso será realizado em parceria com o Senac, terá formato híbrido e duração de quatro meses. Inicialmente, serão oferecidas 400 vagas.
A formação também incluirá a realização de um hackathon, no fim do curso, para estimular a criação de soluções para desafios enfrentados pela empresa. As melhores ideias serão premiadas e os alunos com melhor desempenho poderão ser contratados.
Além da Escola de Varejo, a UGP já prevê outras formações específicas, como a Escola de Logística, Escola de Perecíveis, capacitações para agentes de viagens e treinamentos voltados para o atendimento no setor financeiro. O objetivo é qualificar a equipe para aumentar a produtividade, possibilitar promoções internas e desenvolver talentos de forma contínua.
Para Beto Pereira, presidente do Grupo, o investimento em educação é essencial para o crescimento da empresa e da sociedade
Segundo o Grupo Pereira, mais de quatro mil funcionários foram promovidos no último ano após passarem por formações internas. A criação da universidade é, segundo a empresa, a consolidação de uma política de desenvolvimento que já vem sendo aplicada há mais de uma década.
Para Beto Pereira, presidente do Grupo, o investimento em educação é essencial para o crescimento da empresa e da sociedade. “Nós acreditamos que não existe futuro sem investimento em educação, e cada um tem que fazer sua parte nesse sentido. A Universidade Corporativa vai levar nossa empresa para um outro patamar”, afirmou.
A UGP terá como eixos principais o aprimoramento técnico, comportamental e de liderança; o desenvolvimento profissional contínuo e a formação de lideranças futuras; além da inclusão social, por meio da capacitação de jovens para o mercado de trabalho.
