1º Encontro Regional MIDIACOM MS
EDUCAÇÃO

Governo inaugura escola com ensino regular e técnico para 400 alunos no Jardim Noroeste

Unidade homenageia o ex-vereador Cristóvão Silveira e será a primeira da rede estadual com quadra climatizada

28 julho 2025 - 14h30Redação
Governo de MS inaugura escola no Noroeste com ensino técnico, EJA e estrutura moderna para 400 alunos.
Governo de MS inaugura escola no Noroeste com ensino técnico, EJA e estrutura moderna para 400 alunos. - (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Atendendo a uma demanda antiga da comunidade, o Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta segunda-feira (28) a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. A unidade será a primeira da Rede Estadual de Ensino no bairro e terá capacidade para atender até 400 alunos, oferecendo ensino regular, profissionalizante e ações voltadas à educação de jovens e adultos.

Canal WhatsApp

Com estrutura moderna e projeto pedagógico ampliado, a escola terá também atividades esportivas, culturais e de cidadania, como aulas de artes marciais com foco em defesa pessoal para mulheres. Outro diferencial é a climatização da quadra esportiva, a primeira da rede estadual com essa estrutura.

O governador Eduardo Riedel participou da inauguração e ressaltou o compromisso da gestão com a educação. "Dia de alegria e respeito a quem dedicou a vida para melhorar as coisas que estão em volta. A educação sempre teve atenção especial na nossa gestão e vai continuar como prioridade. Temos aqui uma nova escola, com um modelo completamente diferente e que vai gerar resultados", afirmou.

A implantação da escola atende a uma reivindicação dos moradores do Noroeste, que até então não contavam com uma unidade da rede estadual no bairro. O nome é uma homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira, falecido em 2017, conhecido pelo trabalho voltado à educação e projetos sociais. A inauguração reuniu autoridades, familiares e amigos do ex-parlamentar.

Descerramento da placa da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira  (Foto: Bruno Rezende)Descerramento da placa da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira  (Foto: Bruno Rezende)

A nova unidade contará com turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com inclusão de cursos da Educação Profissional. À noite, a escola receberá turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do programa EJA Mulher, com atividades específicas para esse público.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o planejamento para o funcionamento pleno da escola está em curso, com foco nas turmas de 2026. "Em 2023, recebemos este pedido da comunidade. Eles esperavam este olhar do Estado. Agora conseguimos cumprir", disse.

O projeto da nova escola foi desenhado para atender às necessidades específicas da região. A unidade contará com brinquedoteca, espaços pedagógicos adequados e incentivo à prática esportiva, especialmente por meio de lutas marciais voltadas à valorização da mulher.

"Teremos o foco no atendimento à mulher, inclusive com lutas marciais, entre elas, defesa pessoal. Enquanto isso, as crianças terão brinquedoteca disponível. A comunidade merece e ainda conseguimos fazer aqui uma homenagem justa ao Cristóvão Silveira", completou o secretário Hélio Daher.

Com a entrega da nova escola, Mato Grosso do Sul passa a contar com 349 unidades escolares em 2025, sendo 76 apenas na capital. A Rede Estadual de Ensino atende 190 mil estudantes e oferece 68 modalidades de cursos técnicos, elaborados com base nas demandas regionais. Esses cursos estão presentes em todos os municípios do estado.

Quadra climatizada na Escola Estadual Cristóvão SilveiraQuadra climatizada na Escola Estadual Cristóvão Silveira

A cerimônia de inauguração contou com familiares do ex-vereador Cristóvão Silveira, que teve cinco mandatos na Câmara Municipal de Campo Grande. O filho do ex-parlamentar, Filipi Silveira, destacou a importância da homenagem.

"Este ato é a materialização de um legado. Ele não era professor, mas sempre soube a importância da educação. Nos seus mandatos, trabalhou por projetos sociais ligados à área. Agora, este reconhecimento é emocionante. Sempre falo que enquanto houver memória, haverá vida", disse Filipi.

O governador também ressaltou o legado de Silveira. "Temos que destacar o legado do Cristóvão. Só ele poderia reunir tantos amigos e familiares nesta inauguração. Evento com muita emoção e reconhecimento."

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas