
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o governo federal está tomando medidas para contornar o aumento excessivo nos preços das acomodações para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. Durante uma entrevista no programa Bom Dia, Ministra, a ministra esclareceu que o governo está trabalhando para garantir que os preços sejam mais acessíveis, tanto para os participantes da conferência quanto para o público em geral.

Segundo Marina Silva, o governo já assegurou a participação de delegações de países vulneráveis, e para o público em geral, foi criada uma secretaria extraordinária pela Casa Civil. Essa secretaria está coordenando, junto ao governo do Pará, toda a logística necessária para acomodar os visitantes da conferência.
No entanto, a ministra destacou que o aumento dos preços das diárias foi um problema inesperado. "Embora tenhamos leitos disponíveis, os preços das diárias subiram de forma exagerada. O esforço do governo é garantir que esses valores sejam mais justos e compatíveis com a realidade. O governo federal e o governo do Pará estão trabalhando intensamente para corrigir essa situação", afirmou Marina Silva.
A declaração da ministra sublinha o esforço das autoridades para evitar que a alta dos preços prejudique a realização do evento, que é de grande importância para o Brasil e para a agenda global de combate às mudanças climáticas.
