
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (2) o envio de um helicóptero e equipes de salvamento e resgate para auxiliar o Rio Grande do Sul, que enfrenta uma severa situação de calamidade pública devido a chuvas intensas e enchentes. Esta decisão segue o contato inicial com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e o gabinete de crise do Estado, reforçando o compromisso de apoio mútuo entre os estados em tempos de crise.

O Rio Grande do Sul foi oficialmente declarado em estado de calamidade pública no dia 1º de maio, após uma série de eventos climáticos adversos que começaram em 24 de abril de 2024. As chuvas intensas resultaram em alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, causando danos significativos à infraestrutura, incluindo a destruição de moradias, estradas e pontes, além de prejuízos humanos com a perda de vidas.
O decreto assinado pelo governador Eduardo Leite destaca a gravidade dos danos e a necessidade de uma resposta rápida e coordenada dos órgãos estaduais, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, para mitigar o impacto desses eventos na população afetada.
"O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho, Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário que o estado do Rio Grande do Sul demandar a Mato Grosso do Sul. Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul", disse o governador Riedel.
