O Programa de Eficiência Energética em Mato Grossodo Sul chegou a marca de 10 mil geladeiras entregues e 119.400 lâmpadas trocadas.

O governador André Puccinelli e o vice-presidente da Empresa Energética do Estado (Enersul) entregaram no último dia 28, no município de Ribas de Rio Pardo um total de 225 geladeiras para famílias de baixa renda. No Estado, já são 25.120 residências beneficiadas com o programa.
Há 21 anos com a mesma geladeira, a auxiliar de serviços gerais, Irene Pereira dos Santos vê a nova geladeira entregue pelo Programa de Eficiência Energética como um alívio nas contas do fim do mês.
Ela acredita que o eletrodoméstico vai reduzir o consumo de energia. “A minha geladeira é hoje um tamborzinho e não dá para guardar nada. Agora com o dinheiro que vai sobrar da conta de luz vou poder comprar uma verdura ou uma carne, sem contar que com o meu salário nunca ia poder ter uma geladeira nova”, comentou a beneficiada que é chefe de família e mãe de dois filhos.
Para ser beneficiado pelo programa, o consumidor precisa estar classificado como de baixa renda, apresentar média de consumo de energia nos últimos três meses entre 80 e 220 quilowatts por hora, não ter débitos com a empresa e nem indícios de fraude na residência. As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia, em São Paulo, onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada.
Além da entrega das geladeiras, em Ribas do Rio Pardo, 420 residências foram contempladas com troca de lâmpadas (2.940 mil luminárias incandescentes foram substituídas por modelos fluorescentes). A iniciativa beneficiou famílias dos bairros Jabour, Santo André, Nossa Senhora Aparecida, São Joaquim e Jardim das Palmeiras.
Conforme a Enersul, uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts. Já uma lâmpada incandescente consome 100 watts sendo 15 watts com a fluorescente. “No geral há uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica”, afirmou o vice-presidente da Enersul, Cyro Vicente Boccuzzi.
APROVAÇÃO - De acordo com o governador André Puccinelli, a Enersul é obrigada a destinar 0,5% de seu faturamento em programas de eficiência energética. O programa é federal onde o governo obriga as empresas que vendem energia a retornar em benefícios para a sociedade. “O mundo precisa de energia. O País já teve apagões e estamos trazendo novos aparelhos que gastam menos energia. Este programa já existia, mas só agora este grupo novo está cumprindo a lei e de forma transparente. O faturamento deve ser retornado para o povo”, afirmou. Segundo o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira, “São 250 famílias que vão ganhar muito com a redução de consumo de energia”, agradeceu.
