
O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil no MS), deu início à distribuição de 200 filtros de barro para comunidades ribeirinhas do Pantanal.

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi lançada na última quarta-feira (23) na comunidade de Forte Coimbra, distrito de Corumbá, e busca garantir o acesso à água potável para populações em situação de vulnerabilidade.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, a entrega dos filtros representa um passo significativo na prevenção de doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. “A entrega dos filtros de barro é o básico e o mínimo, para que a população ribeirinha possa consumir água em melhores condições. Isso é essencial para a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada”, destacou.
O secretário também ressaltou a colaboração entre diferentes setores da sociedade para a realização da ação. “Este é um exemplo de como uma ferramenta sanitária simples e de baixíssimo custo pode, por meio de uma ação humanitária da sociedade civil organizada, em parceria com a pesquisa do Projeto Navio, mudar a realidade de pessoas que vivem em uma carência inimaginável de condições.”
Parceria entre governo e cooperativas - A ação foi viabilizada graças à doação dos filtros por parte das cooperativas ligadas à OCB/MS. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, enfatizou a importância dessa iniciativa inédita. “É uma ação em que melhoramos as condições de vida e levamos uma alternativa para estas comunidades consumirem água potável. Um gesto simples, mas que pode transformar a saúde pública dessas pessoas”, afirmou.
Ele destacou ainda os resultados positivos obtidos com a parceria. “Estamos felizes desta parceria estar apresentando um resultado extraordinário com a doação destes 200 filtros, que agora a SES tem distribuído junto à população ribeirinha”, complementou Regis.
Capacitação para uso correto dos filtros - Durante a entrega dos filtros, a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, realizou uma demonstração prática sobre a montagem, manutenção e limpeza do equipamento. Danila frisou que o uso correto do filtro de barro pode reduzir significativamente os riscos de doenças relacionadas ao consumo de água não tratada.
“Na primeira missão do projeto, constatamos a necessidade de melhorar a qualidade da água de consumo dessa população. Nosso objetivo é capacitar as comunidades para que possam utilizar corretamente os filtros, impactando positivamente sua qualidade de vida”, explicou Danila.
Impacto na comunidade local - Para os moradores de Forte Coimbra, a chegada dos filtros trouxe alívio e esperança. Cristiane Alves Corrêa, pescadora residente há 14 anos na região, comemorou a iniciativa. “Achei maravilhoso nos fornecerem esses filtros. Eu realmente estava precisando, porque no ano passado tive crises de cólica por conta da água. Comprar água mineral sai caro e ainda tem o transporte. Agora, com o filtro, podemos beber água de qualidade sempre que quisermos”, relatou.
