maracaju
Educação

Governador comemora bons resultados do Ideb MS

17 agosto 2012 - 15h00

A rede estadual de ensino avançou nos últimos cinco anos. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC/Inep). A rede pública estadual de ensino, de acordo com os dados, atingiu todas as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais (4º e 5º) e anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e ensino médio. A rede estadual alcançou o 8º lugar no ranking nacional.

Canal WhatsApp

Para o governador André Puccinelli, os resultados demonstram que o Estado está no caminho certo e, principalmente, evidencia o envolvimento de todos, professores, coordenadores, gestores e alunos com a educação. “É uma vitória dos docentes do Estado e, ao mesmo tempo, acena para a necessidade de trabalhar ainda mais considerando os muitos desafios existentes. As Políticas Públicas são instrumentos importantes, no entanto, é preciso destacar que o fundamental é o trabalho do professor em sala de aula, bem como o envolvimento efetivo dos pais no processo de escolarização dos filhos. A educação é, sem dúvida, o pilar da sociedade, pensando nisso o Estado de Mato Grosso do Sul tem trabalhado para garantir que crianças, adolescente, jovens e adultos tenham acesso ao ensino de qualidade, adotando políticas públicas que possibilitem que todos possam entrar no mundo do conhecimento de forma plena” afirmou Puccinelli.

Destaque para a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, que atingiu a meta 7,5 no Ideb, ficando em primeiro lugar no ranking estadual. Em nível nacional, a escola Dom Aquino está em 6º lugar. Em segundo lugar está o Colégio Militar de Campo Grande, com 6,9. “Em especial, manifesto minha alegria e orgulho pelo resultado conquistado pela Escola Estadual Dom Aquino Correa, do Município de Amambai, que se destacou como a melhor escola pública de 1º a 4º anos (Ensino Fundamental), conseguindo o índice 7,5, bem como pelo resultado conquistado pelas Escolas Estaduais Rotary Dr. Nelson de Araújo, de Dourados; Bernardino Ferreira da Cunha, de São Gabriel do Oeste e Luisa Vidal Borges Daniel, de Campo Grande, que se destacou entre as melhores escolas de 5º a 9º ano (Ensino Fundamental). Acredito que esse resultado demonstra o quão sério e compromissado é o trabalho realizado pelo corpo docente, coordenadores e gestores, e, é claro, o quanto os alunos valorizam a educação. Sem essa consciência, naturalmente, não se lograria tão expressivo êxito” manifestou o Governador.

Resultados - Nos anos iniciais (quarto ao quinto), o Ideb estadual alcançou 4.9. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,0), como também as propostas para 2013 (4.3) e 2015 (4.6). Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais. A prioridade da rede estadual é o ensino médio.

Também nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede estadual de Mato Grosso do Sul se aproximou da meta da nacional, que é de 5.0. Ainda no ensino fundamental (oitavo e nono), o Ideb da rede estadual em 2011 alcançou 3.5, ultrapassando a meta para 2011, prevista em 3.4. No ensino médio, o Ideb da Rede Estadual é de 3,5, acima da meta para 2011, que era de 3,2 e a de 2013, que era de 3,4.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar as escolas municipais Geraldo Castelo, Profª Brígida Ferraz Foss, Prof. Luís Antônio de Sá Carvalho, Profª Danda Nunes, Prof. Alcídio Pimentel, Escola Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo, bem como as escolas municipais Major Aviador Y - Juca Pirama de Almeida, Márcia Cristina Fioratti Javarez, Leovegildo de Melo, João de Paula Ribeiro, José Rodrigues Benfica, Profª Flora Guimarães Rosa Pires, Santos Dumont, João Evangelista Vieira de Almeida e o Colégio Militar de Campo Grande pelo bom desempenho demonstrado, o que, com certeza, é fruto de um trabalho árduo. Com determinação, muito trabalho e envolvimento de todos, tenho a convicção de que só colhemos sucesso” finalizou Puccinelli.

Mato Grosso do Sul - Em todas as redes de ensino do Estado, tanto a particular, quanto a pública (estadual e municipal), o Ideb apresentou avanços. Em 2011, no quarto e quinto anos do ensino fundamental, o índice atingiu 5.1, acima da media nacional (5.0) e ultrapassou a meta projetada para 2011 (4.4).

No oitavo e nono ano do ensino fundamental, o índice é de 4.0. A meta projetada para 2011 era de 3.8. O ensino médio também se destacou em Mato Grosso do Sul, apresentando o índice de 3.8. A meta projetada era de 3.6.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop