
Na edição desta sexta-feira (25) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone, os principais assuntos incluem o alto número de denúncias de assédio eleitoral por dia no Brasil desde o início das campanhas municipais, a ampliação da dispensa de nota fiscal para transporte sem fins comerciais de todos os equídeos em Mato Grosso do Sul, e a previsão de clima para o início do final de semana.

Alto número de denúncias de assédio eleitoral - O Brasil registrou mais de 11 denúncias de assédio eleitoral por dia desde o início das campanhas municipais, em 16 de agosto. O Ministério Público do Trabalho recbeu até a tarde da última quinta-feira (24) um total de 831 denúncias em todo o país. Até a tarde de ontem, o estado líder em denúncias era São Paulo, com 107, seguido por Bahia, com 98, e Ceará, com 51. Já o estado com menos registros foi Roraima, com duas denúncias, seguido por Amapá, com cinco. O assédio eleitoral acontece quando um superior hierárquico tenta influenciar de alguma forma na votação ou mesmo na manifestação política de seus subordinados, o que pode ocorrer tanto no setor público quanto no privado.
Ampliação da dispensa de nota fiscal para transporte sem fins comerciais de todos os equídeos no Estado - O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou a isenção da emissão de nota fiscal para o transporte interno de animais sem fins comerciais para todos os equídeos, que incluem cavalos, asnos e burros. A nova redação traz especificações quanto à natureza não comercial do transporte desses animais, que devem ser para as seguintes finalidades:
- - cavalgada, clube de laço, concurso, desfile, prova, rodeio, treinamento, ou outros eventos de natureza desportiva; comitiva, condução de boiada ou tropa; coleta de material biológico, pesagem, pesquisa, trabalho e tratamento veterinário; exercício de atividades equestres ligados ao turismo, trabalho, policiamento ou de auxílio terapêutico.
Para garantir o benefício da isenção de emissão de nota fiscal, o contribuinte precisa portar outros documentos que atestem a sanidade e origem do animal, como a GTA (Guia de Trânsito Animal), comprovante de exame negativo para Anemia Infecciosa Equina, atestado de vacinação contra Influenza Equina, todos expedidos pela Iagro. Além disso, a GTA deve estar vinculada ao transportador cadastrado no aplicativo eletrônico Transportador Iagro, exceto quando o animal esteja transitando a pé.
Previsão de clima para o início do final de semana - A sexta-feira em Mato Grosso do Sul será marcada por pancadas de chuva e temperaturas elevadas, superando os 30ºC em diversas cidades do Estado. A temperatura na capital sul-mato-grossense pode chegar aos 33ºC ainda nesta sexta-feira. Segundo previsões meteorológicas, há possibilidade de garoa durante a manhã, enquanto pancadas de chuva mais intensas são esperadas à tarde. Para o fim de semana, o clima segue instável: no sábado, a máxima deve cair para 24ºC, mas volta a subir no domingo, podendo alcançar os 31ºC. Outras cidades de Mato Grosso do Sul também terão temperaturas elevadas nesta sexta-feira. Maracaju, Bonito e Água Clara devem atingir 34ºC; Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Ivinhema podem alcançar os 33ºC; Naviraí e São Gabriel do Oeste devem registrar 32ºC; enquanto Paranaíba terá máxima de 31ºC e Costa Rica, 30ºC.
Entrevista do dia de hoje abordou o Outubro Rosa - A entrevista com o médico cirurgião oncológico Fabrício Colacino explorou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O médico cirurgião oncológico Fabrício Colacino. (Foto: Lorena Sone)
O especialista discutiu os avanços nos tratamentos cirúrgicos, os principais cuidados que as mulheres deveriam ter e como o autocuidado e as campanhas de conscientização contribuíram para a detecção precoce e o aumento das chances de cura. A conversa também destacou orientações práticas para a população feminina e a relevância do acesso a exames preventivos.
