tjms
FIQUE POR DENTRO

'Giro Estadual de Notícias' destaca alta nos juros, azeites fraudados e cenário da construção civil

O programa também trouxe informações sobre a previsão do tempo, acidentes trágicos e projetos de infraestrutura em Mato Grosso do Sul

23 outubro 2024 - 09h30Da Redação
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa - (Foto: Divulgação)

Na edição desta quarta-feira (23) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone, os principais destaques incluíram o aumento dos juros do crédito imobiliário pelos bancos, uma nova lista de azeites impróprios para consumo divulgada pelo Ministério da Agricultura, e a atualização sobre os focos de incêndio controlados no Alto Pantanal. O programa também trouxe informações sobre a previsão do tempo, acidentes trágicos e projetos de infraestrutura em Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

Bancos aumentam juros do crédito imobiliário em resposta à alta da Selic - Com a elevação da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central, instituições financeiras, como o Itaú Unibanco, Bradesco e Santander, começaram a reajustar as taxas do crédito imobiliário. O Itaú, por exemplo, aumentou a taxa média de 10,49% para 10,79% ao ano. A tendência de alta segue o cenário econômico atual, marcado pela diminuição de recursos da poupança, que oferece condições mais vantajosas para o financiamento imobiliário, mas que se encontram cada vez mais escassos.

Ministério da Agricultura alerta para azeites impróprios - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nova lista de marcas e lotes de azeite de oliva considerados impróprios para consumo. Este é o segundo alerta do tipo apenas em outubro. Os produtos foram desclassificados após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que apontou que não atendiam aos padrões estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012. O ministério recomenda que consumidores verifiquem a procedência dos produtos antes da compra.

Incêndios no Alto Pantanal são controlados, mas monitoramento continua - As equipes do Corpo de Bombeiros, com o auxílio das chuvas recentes, conseguiram controlar os focos de incêndio que atingiam a região do Alto Pantanal, próximo à Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço. As imagens de satélite, que anteriormente mostravam vários focos de calor, agora revelam a área sem novos focos. Mesmo assim, duas equipes continuam monitorando o local com drones para garantir a segurança e evitar novos incidentes.

Previsão do tempo: calor e possibilidade de pancadas de chuva - A quarta-feira em Mato Grosso do Sul será marcada por temperaturas acima dos 30ºC em diversas regiões, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. Campo Grande começou a manhã com 24ºC e a previsão é de que alcance 31ºC. Na quinta-feira (25), a temperatura pode chegar a 32ºC e na sexta não deve passar dos 31ºC. Na região sul do Estado, Ponta Porã e Dourados podem atingir 32ºC e 33ºC, respectivamente. Já no Pantanal, Porto Murtinho deve alcançar 37ºC, seguido por Corumbá com 36ºC.

Acidente fatal no Paraná envolve jovens de MS - Um acidente ocorrido na terça-feira (22) em Umuarama (PR), matou três jovens de Itaquiraí. As vítimas, Jhonatan Silva Rodrigues, Alisson Neves Rodrigues e Valter de Lima, viajavam a trabalho quando se envolveram no acidente entre dois veículos.

Obras de infraestrutura avançam para instalação de megafábrica de celulose - Em uma reunião realizada ontem, representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística (Seilog) e Meio Ambiente (Semadesc) discutiram com a direção da empresa Arauco os avanços nas obras de infraestrutura para a instalação da megafábrica de celulose no leste de Mato Grosso do Sul. O encontro alinhou o cronograma das obras, com foco na pavimentação das rodovias MS-377 e MS-320, essenciais para o acesso à fábrica em Inocência.

Entrevista aborda desafios na construção pesada em MS - O Giro Estadual de Notícias também conversou com a entrevista do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do MS (SINTICOP/MS), Walter Vieira dos Santos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do MS (SINTICOP/MS), Walter Vieira dos Santos

Ele falou sobre as condições de trabalho, negociações salariais e os desafios do setor em Mato Grosso do Sul. O presidente trouxe atualizações sobre as conquistas sindicais recentes e as ações do sindicato para melhorar a segurança e os direitos dos trabalhadores.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop