agems
FIQUE POR DENTRO

'Giro de Notícias' destaca validação de contratação pela CLT, projeto do Senar/MS e cenário da RILA

O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30, e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone

7 novembro 2024 - 10h00Da Redação
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa - (Foto: Divulgação)

Na edição desta quinta-feira (6) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30, e apresentado por Carlos Guilherme e Lorena Sone, os principais destaques foram a decisão do STF de validar contratações no setor público pela CLT, o alerta de chuvas intensas com ventos fortes em Mato Grosso do Sul e o lançamento do projeto educacional "Pé de Letra", uma iniciativa do Senar/MS em parceria com a Reflore/MS. A edição também abordou a transferência do contraventor Rogério de Andrade para Campo Grande e a condenação de um casal por maus-tratos a animais.

Canal WhatsApp

STF permite contratação de servidores públicos pela CLT - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, permitir a contratação de servidores públicos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com regime menos rígido em termos de estabilidade. A medida flexibiliza a contratação de novos servidores, mantendo a estabilidade para os funcionários que ingressaram pelo Regime Jurídico Único (RJU). A emenda que permite a contratação pela CLT integra a reforma administrativa de 1998, realizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, mas estava suspensa por liminar do STF desde 2007. Com a decisão, o setor público poderá adotar uma política de contratação mista, conforme as necessidades específicas dos órgãos.

Carlos Guilherme é âncora do Giro Estadual de Notícias

Alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em MS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). Todos os municípios do estado estão em alerta para temporais, especialmente nas regiões centro-sul e sudoeste. A recomendação para a população é estar atenta às orientações das autoridades, evitando áreas de risco durante as chuvas.

Casal condenado por maus-tratos a animal - Stephanie de Jesus Da Silva e Christian Campoçano Leitheim, réus pelo caso da morte de Sophia de Jesus O’Campo, foram condenados a dois anos de prisão por maus-tratos contra um cachorro da família, ocorrido em 2022. Segundo a denúncia, o casal manteve o animal em condições insalubres, sem atendimento veterinário e amarrado com um fio curto em um ambiente repleto de fezes. Este é mais um desdobramento das investigações que envolvem também acusações mais graves relacionadas à morte da criança Sophia.

Rogério de Andrade será transferido para Presídio Federal de Campo Grande - A Justiça Federal e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) autorizaram a transferência do contraventor Rogério de Andrade para o Presídio Federal de Campo Grande. Detido atualmente no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro, Rogério de Andrade será transferido para uma unidade de segurança máxima. A decisão atende a um pedido da 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, com o objetivo de manter o detento em ambiente seguro e de maior controle.

Projeto Pé de Letra fomenta leitura em escolas de MS - O projeto Pé de Letra, uma iniciativa educacional do Senar/MS, foi destacado na edição de hoje. Em comemoração aos 10 anos do programa Agrinho, o Pé de Letra será implementado em escolas que já participaram do programa. Em sua primeira fase, serão entregues 200 estantes em formato de árvore, recheadas de livros, como forma de incentivo à leitura e à valorização do ambiente escolar. A ação conta com a parceria da Reflore/MS e da Greenplac e irá contribuir para o desenvolvimento cultural e educacional de crianças e adolescentes.

Entrevista: logística para exportação pelo Chile pode encurtar transporte ao mercado asiático - O gerente do Setlog/MS, Dorival de Oliveira, falou sobre as expedições coordenadas para viabilizar a exportação de mercadorias brasileiras através do norte do Chile por meio da Rota de Integração Latino-Americana (RILA). A proposta de rota logística reduz em até 17 dias o tempo de transporte para o mercado asiático, onde a China é o principal destino das exportações do Brasil. Segundo Dorival, desafios como infraestrutura rodoviária, mão de obra e coordenação multilateral ainda precisam ser superados para que a rota possa operar em pleno potencial.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas