
O ex-técnico de futebol Gilmar Calonga, último que conseguiu levar o Esporte Clube Comercial à conquista do Campeonato Estadual de Futebol, faleceu, no início da noite desta quarta-feira (07/12), após disputar uma partida de futevôlei em espaço esportivo localizado no Bairro Moreninha 3, em Campo Grande (MS). De acordo com as primeiras informações, ele sofreu um infarto fulminante e chegou a ser socorrido ainda com vida, sendo levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região, mas não resistiu e faleceu.

Segundo o presidente da Federação de Futevôlei de Mato Grosso do Sul, José Carlos Pereira, Gilmar Calonga participou normalmente de uma partida de futevôlei e, ao terminar, sentou ao lado da quadra de areia para descansar e esperar a próxima disputa, quando começou a passar mal. “Ele disse para as pessoas que estavam do lado dele que não estava bem e, ao se levantar, desmaiou. As pessoas que estavam no local tentaram reanimá-lo, mas, como não conseguiram, colocaram ele em um veículo e levaram para a UPA mais próxima, onde ainda tentaram alguns procedimentos médicos, mas já era tarde demais”, informou.
Gilmar Calonga sentado, de camisa longa preta, momentos antes do ataque cardíaco.
Responsável pelo Parque Olímpico Ayrton Senna, localizado no Conjunto Aero Rancho, Gilmar Calonga assumiu o comando técnico do Comercial no dia 3 de março de 2015 em substituição do técnico Célio Ferreira, demitido após sofrer uma goleada de 4 a 0 para o Novoperário, pelo Campeonato Estadual daquele ano. Ele tinha realizado seu último trabalho no comando do Operário Futebol Clube na Série B de 2014, clube que assumiu depois de treinar o Costa Rica, com quem ficou dez jogos sem perder mesmo com a pouca estrutura do clube.
Quando ele assumiu o Colorado da Capital, o clube tinha sete pontos, apenas um à frente do Misto, primeiro time fora da zona de classificação. Graças ao bom trabalho de Gilmar Calonga, o Comercial acabou campeão estadual, vencendo o Ivinhema, que jogava em casa e precisava apenas de um empate para levantar a taça. O Colorado balançou a rede aos 47 minutos do 2º tempo com um gol de pênalti, ficando com o título.
Na prática, foi a 9ª vez que o Comercial venceu o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol, sendo o 2º maior vencedor da competição, ficando atrás apenas do maior rival, o Operário, que levantou a taça da competição por 11 vezes. O Estadual de 2015 começou com 12 equipes, divididas em dois grupos, sendo que os quatro primeiros colocados de cada chave avançavam para a fase de mata-mata.
Classificado na 4ª colocação do grupo A, o Comercial encarou o Águia Negra, líder do grupo B e time com a melhor campanha da 1ª fase. O Colorado venceu a primeira partida por dois a zero e, no jogo da volta, perdeu para o time de Rio Brilhante por três a dois. Vitória na soma dos resultados e vaga garantida na fase semifinal. O adversário da vez foi o Naviraiense, sendo que no primeiro jogo em Campo Grande terminou empatado em 1 a 1, enquanto na segunda partida o Comercial surpreendeu outra vez, batendo o time de Naviraí por 3 a 1, garantindo a vaga na grande final.
O primeiro encontro do Comercial com o Ivinhema terminou sem gols, sendo que a emoção que faltou na primeira partida sobrou no jogo da volta. O Ivinhema era o favorito e precisava de um empate para ficar com a taça. O jogo seguia empatado, em 2 a 2, até os 46 minutos do 2º tempo. A torcida do Ivinhema começou a comemorar, mas Jefferson Paulista foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Rodolfo cobrou e fez o gol do título Colorado.
