Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de outubro de 2025 - 16h37
pmcg
EDUCAÇÃO

Fundtur MS reforça apoio a projeto de robótica que transforma educação em Bonito

Iniciativa em parceria com SESI e secretarias de educação une tecnologia, inovação e turismo sustentável

6 outubro 2025 - 13h26Iury de Oliveira
Fundtur MS mantém apoio ao curso de robótica em Bonito e reforça integração entre turismo, inovação e educação.
Fundtur MS mantém apoio ao curso de robótica em Bonito e reforça integração entre turismo, inovação e educação. - (Foto: Sesi)

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) confirmou que continuará, em 2025, o apoio ao curso de Robótica em Bonito, projeto que alia educação tecnológica, inovação e desenvolvimento turístico. A ação, que atende estudantes da rede pública, é realizada em parceria com o SESI, a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e a Secretaria Municipal de Educação.

Canal WhatsApp

O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destaca que o projeto é um dos mais significativos dentro das iniciativas de fomento ao turismo e à educação no Estado. “Esse é um dos projetos que mais nos toca. Faz parte do movimento Bonito Eco Criativa, dentro da linha estratégica da Educação. Proporcionar o curso de robótica para alunos da rede pública é abrir um leque de opções e melhorar a condição de vida desses jovens no futuro. É, além do turismo, investir na formação de pessoas para que possam ser o que quiserem”, afirma Wendling.

Desde sua implantação, em 2024, o curso já apresenta resultados expressivos. Em junho deste ano, Bonito sediou o 1º Circuito de Robótica SESI – Edição Bonito, evento apoiado pela Fundtur-MS e que envolveu alunos das redes municipal e estadual. A partir desse avanço, uma equipe de oito estudantes da cidade participará do Circuito Estadual de Robótica do SESI, que será realizado em novembro, em Campo Grande.

A secretária de Educação e Cultura de Bonito, Eliana Maria Rafael Fregatto, explica que o impacto do projeto vai além da tecnologia: “A robótica contribui para o desenvolvimento de várias competências dos nossos alunos. Estimula a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e torna o aprendizado mais envolvente. Desde 2024, já percebemos uma evolução significativa dos estudantes”, avalia.

Educação e turismo conectados - O projeto integra o conceito de destino turístico inteligente, uma estratégia que une inovação, sustentabilidade e inclusão. A Fundtur-MS acredita que investir em formação tecnológica é também preparar Bonito para o turismo do futuro, em que tecnologia e preservação ambiental caminham juntas. “Ao apoiar ações que ampliam as competências dos jovens, a Fundtur contribui para posicionar Bonito como um destino turístico moderno, sustentável e conectado às novas gerações”, reforçou Wendling.

O superintendente do SESI-MS, Régis Borges, também destacou a importância da parceria.“O SESI Mato Grosso do Sul tem muito orgulho de participar dessa transformação social que Bonito vivencia através da educação tecnológica. Isso só é possível pela união de esforços entre a Fundtur, o Estado e o município”, afirmou.

Parceria e alcance - De acordo com Emanueli Ribeiro, assessora de Sustentabilidade e Ação Climática no Turismo da Fundtur, o curso é oferecido em três escolas públicas:

  • Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG)

  • Escola Estadual Luiz da Costa Falcão

  • Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira

“Essa ação consolida a integração entre educação, inovação e turismo em Bonito. O aprendizado tecnológico desses jovens é também um investimento no desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Emanueli.

Com o apoio contínuo da Fundtur e de seus parceiros, Bonito segue se destacando não apenas como referência em turismo ecológico, mas também como exemplo de educação inovadora no Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas