
Saiba Mais
Para incentivar a doação de sangue e ressaltar a importância do ato, os profissionais de diversos setores do hospital se mobilizaram ao longo do da sexta-feira (21), para contribuírem com este ato tão generoso na Unidade Hemoterápica Santa Casa (Hemosul). Ao todo, 36 bolsas foram coletadas e que, após o fracionamento em plaquetas, hemácias e plasmas, serão devolvidas para abastecerem o hospital, assim como é nas demais unidades de saúde no Estado.

Aos poucos, a pequena ação tomou uma grande proporção, um funcionário convidando o outro, e até o encerramento do atendimento muitas doações foram realizadas. Essa atitude altruísta é necessária para o tratamento dos pacientes, especialmente dos oncológicos. Uma realidade que é compartilhada pela supervisora de enfermagem da Unidade, Glauciane Nolasco. “Aqui no ambulatório nossa maior demanda é de transfusões nos nossos pacientes oncológicos, mas também atendemos como demanda intra-hospitalar, o Centro Cirúrgico e as portas de entrada, Pronto-socorro”, informou a supervisora.

De acordo com as informações da chefe do Hemosul Santa Casa, Edilene Araújo, das 36 bolsas, mais da metade delas foram de profissionais da instituição e ressalta ainda que a contribuição da população é sempre uma forma de não manter os estoques no limite. “Estamos felizes, pois vieram muitos funcionários doar. Essa semana as coletas estavam bem baixas e a necessidade pelo insumo é sempre muito grande. Agradeço aos profissionais que contribuíram. E reforço a todos que puderem também fazer a sua parte de ajudar outras pessoas, tendo em vista que há necessidade de todas as tipagens sanguíneas”, destacou Edilene.
Nos últimos dias a Unidade Hemoterápica Santa Casa (Hemosul) está com seu estoque crítico. Nesta segunda–feira (24), até o fechamento do horário de coletas, haviam:
30 bolsas O+
26 bolsas A+
3 bolsas A-
1 bolsa O-
5 bolsas B+
5 bolsas B+
3 bolsas AB+
3 bolsas AB-
Todas as tipagens são importantes, mas, especialmente, a O- está em situação mais crítica. Vale destacar que a maior demanda pelo insumo é para transfusões sanguíneas em pacientes oncológicos.
Serviço
Para doar, basta chegar na unidade e aguardar o atendimento, as doações são feitas por ordem de chegada e dura em média 40 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do (67) 3322 4135 ou (67) 99273 7356. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.
E agora o acesso às doações na Unidade Hemoterápica Santa Casa (Hemosul) ficou ainda mais fácil, pois além de todo o acolhimento da equipe que é altamente qualificada, os doadores terão maior comodidade ao estacionarem de forma gratuita no Estacionamento H.T., localizado na rua Eduardo Santos Pereira, 105, em frente a Santa Casa. Após a ação, o doador de sangue deverá apresentar seu comprovante no local.
