
O combate ao Aedes aegypti terá reforço nesta quinta-feira, 6 de março, em Campo Grande. O serviço de fumacê, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), passará por oito bairros da cidade, das 16h às 22h, com objetivo de reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) percorrerão as ruas dos bairros Santa Fé, Carandá, Jardim Veraneio, Los Angeles, Alves Pereira, Universitário, Jardim Batistão e Tijuca.
Como o fumacê funciona e como os moradores podem ajudar - O inseticida utilizado no fumacê atinge os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das doenças. Para que a aplicação tenha maior eficácia, a Sesau orienta os moradores a abrirem portas e janelas enquanto o serviço estiver sendo realizado. Dessa forma, o veneno alcança os locais onde os mosquitos costumam se esconder.
Apesar da eficiência na eliminação do vetor, o fumacê é uma medida emergencial. O controle da proliferação do Aedes aegypti depende da colaboração da população para evitar o acúmulo de água parada, que serve como criadouro do mosquito.
O serviço pode ser adiado ou cancelado em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina, pois essas condições climáticas reduzem a eficácia do veneno.
Itinerário do fumacê
Data: Quinta-feira, 6 de março
Horário: Das 16h às 22h
Bairros atendidos:
Santa Fé
Carandá
Jardim Veraneio
Los Angeles
Alves Pereira
Universitário
Jardim Batistão
Tijuca
A população deve continuar adotando medidas preventivas, como eliminar recipientes que acumulam água e manter caixas d’água sempre tampadas. A guerra contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos.
Serviço
O que? Fumacê contra o Aedes aegypti
Onde? Oito bairros de Campo Grande
Quando? Quinta-feira, 6 de março, das 16h às 22h
Importante: Manter portas e janelas abertas para maior eficiência do inseticida
Confira o itinerário:



