
A terça-feira (12) em Mato Grosso do Sul será marcada por forte contraste de temperaturas: o amanhecer começou gelado em várias cidades, mas a previsão indica calor de até 32 °C em pontos das regiões norte, Pantanal e bolsão, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

A mudança ocorre devido à presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e mantém o tempo estável em todo o Estado. Com isso, o dia segue de céu claro a parcialmente nublado, sem chance de chuva.
Outro destaque é a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 8% e 20%, colocando Mato Grosso do Sul em estado de atenção e elevando o risco de incêndios florestais. A combinação de manhãs frias com tardes quentes também provoca grande amplitude térmica, chegando a variações de até 20 °C em um único dia.
Em Campo Grande, o amanhecer registrou 9 °C, com sensação térmica de 6 °C, e máxima prevista de 25 °C. No Pantanal da Nhecolândia, a mínima chegou a 0 °C nesta madrugada. Outras temperaturas baixas foram registradas: 3 °C em Rio Brilhante, 4 °C em Pedro Gomes, 4 °C em Amambai, 5 °C em Maracaju, 6 °C em Iguatemi e Nova Alvorada do Sul, 6 °C em Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo, 6 °C em Cassilândia, 7 °C em Bonito, 8 °C em Dourados e Porto Murtinho e 9 °C em Ponta Porã.
No decorrer do dia, os termômetros sobem em todo o Estado. No Pantanal, Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana devem alcançar 27 °C. No norte, Coxim terá máxima de 27 °C e Camapuã de 25 °C. No bolsão, Paranaíba pode chegar a 25 °C e Três Lagoas a 24 °C.
Já no sul, Dourados, Ponta Porã, Iguatemi e Amambai devem registrar máximas de 24 °C. Apesar do aumento nas temperaturas, a população deve manter cuidados para evitar a desidratação e não descartar materiais que possam provocar focos de incêndio.
O cenário deve se repetir nos próximos dias, com tendência de enfraquecimento do frio e avanço gradual do calor.
