3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
TEMPO

Frente fria traz chuva e temperaturas amenas para parte de Mato Grosso do Sul neste sábado

Sul e centro do estado terão instabilidade e ventos fortes, enquanto norte e Pantanal registram calor e baixa umidade

9 agosto 2025 - 07h20Rafael Rodrigues
Campo Grande amanhece com céu limp e queda de temperatura
Campo Grande amanhece com céu limp e queda de temperatura - (Foto: Rafael Rodrigues)

O sábado, 9 de agosto de 2025, será marcado por instabilidade e temperaturas mais baixas em Mato Grosso do Sul. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a passagem de uma frente fria vinda do Sul do país provoca aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em diversas regiões, especialmente no centro-sul do estado. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C e a máxima não deve ultrapassar 24°C.

Canal WhatsApp

O Cemtec informa que a umidade relativa do ar ficará elevada nessas áreas, variando entre 60% e 90% durante o dia. A frente fria avança lentamente e favorece a formação de nuvens carregadas, o que pode gerar chuvas localmente intensas e até rajadas de vento.

Enquanto o centro-sul do estado deve enfrentar tempo nublado e úmido, o norte e o Pantanal terão predomínio de sol, com poucas nuvens. Nessas áreas, a temperatura será mais alta: Corumbá pode registrar máxima de 32°C, e Coxim deve chegar a 34°C no período da tarde. A umidade relativa do ar, no entanto, deve cair para 35% nessas regiões, exigindo atenção para hidratação.

Segundo o Cemtec, essa diferença climática no mesmo estado é típica para o mês de agosto, período de transição em que frentes frias atingem apenas parte do território, enquanto outras áreas permanecem sob influência de massas de ar mais quentes e secas.

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta para possibilidade de chuvas mais fortes e ventos de até 60 km/h no sul do estado, incluindo cidades como Ponta Porã, Dourados e Naviraí. Nessas localidades, moradores devem evitar áreas de risco de alagamento e reforçar a segurança em estruturas expostas ao vento.

A Defesa Civil recomenda que, em dias de instabilidade, motoristas redobrem a atenção nas estradas, devido à possibilidade de pistas escorregadias e redução de visibilidade. Já nas regiões mais secas, é indicado evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia e manter hidratação constante.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas