
A chegada de uma frente fria oceânica combinada com calor, umidade elevada e cavados invertidos deve intensificar a instabilidade em todo o Mato Grosso do Sul neste sábado (15), segundo alerta do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). O cenário meteorológico preocupa por favorecer a formação de nuvens carregadas, com potencial para chuvas intensas e tempestades em todas as regiões do Estado.
Na capital Campo Grande, o sábado deve ser de tempo fechado, com nebulosidade intensa durante todo o dia. A temperatura mínima prevista é de 21°C, com máxima que não deve passar dos 26°C. Há risco de pancadas fortes a qualquer momento.
No Pantanal sul-mato-grossense, as condições de instabilidade se repetem. Em Corumbá, a temperatura varia entre 20°C e 28°C, enquanto Aquidauana e Porto Murtinho apresentam mínimas de 22°C e máximas de 29°C.
O município de Coxim, ao norte, deve registrar os maiores valores do Estado, com máxima de até 32°C, mas também sob instabilidade significativa. Camapuã, na mesma região, varia de 20°C a 29°C com tempo fechado.
No leste, Paranaíba tem previsão de 22°C a 33°C, enquanto em Três Lagoas os termômetros devem marcar entre 22°C e 30°C. Anaurilândia, no leste-sudeste, tem mínima de 20°C e máxima de 27°C.
No sul e sudoeste, as temperaturas seguem mais amenas. Dourados e Iguatemi devem variar entre 20°C e 26°C. Já Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, apresenta a menor mínima do Estado, com 19°C, e máxima de apenas 24°C.
Alerta para segurança da população - Diante do cenário de instabilidade, a Defesa Civil orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante as tempestades.
Em caso de emergências, os canais de atendimento são o telefone 199 da Defesa Civil e o 193 do Corpo de Bombeiros.

