
Frente fria prevista para os próximos dias deve provocar forte queda de temperatura em Mato Grosso do Sul e outras 11 unidades da Federação. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para o declínio acentuado nos termômetros, com destaque para a região Centro-Oeste, onde o frio começa a ser sentido a partir desta quarta-feira (28).

No território sul-mato-grossense, os efeitos da massa de ar polar começam a se intensificar ainda entre quarta (29) e quinta-feira (30), com quedas de temperatura superiores a 5°C. O fenômeno atinge também o Mato Grosso e avança em direção ao Sudeste e parte da Região Norte do país.
Frente fria chega com força ao Sul e Centro-Oeste - A onda de frio já começou a mudar o tempo no Sul do Brasil, com impacto direto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A entrada da frente fria ocorre após o encontro de massas de ar quente e frio, provocando mudanças bruscas no clima e abrindo caminho para dias gelados.
No Centro-Oeste, além de Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e Goiás também estão entre os Estados com previsão de queda nas temperaturas até o fim da semana. O Inmet alerta para riscos à saúde, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, e orienta que a população se prepare para o clima mais rigoroso.
Além do Centro-Oeste e do Sul, Estados das regiões Sudeste e Norte também sentirão os efeitos do avanço da frente fria. Em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os termômetros começam a cair entre quinta (30) e sexta-feira (31). No Norte, Acre, Amazonas e Rondônia também devem registrar temperaturas mais baixas que o habitual.
Na capital paulista, a queda de temperatura será gradual, com destaque para o fim da semana. Segundo o Meteoblue, os próximos dias devem ser marcados por uma redução significativa:
Terça-feira: mínima de 15°C e máxima de 26°C
Quarta-feira: mínima de 18°C e máxima de 27°C
Quinta-feira: mínima de 11°C e máxima de 19°C
Sexta-feira: mínima de 9°C e máxima de 18°C
Estados com previsão de queda entre quarta (29) e quinta (30):
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
São Paulo
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Rondônia
Estados com previsão de queda entre quinta (30) e sexta (31):
Acre
Amazonas
Rondônia
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Goiás
São Paulo
Minas Gerais
Rio de Janeiro
