tjms
INTERIOR

Inocência fica sem energia elétrica, mas Energisa já atua para restabelecer serviço

Segundo a concessionária Energisa, não há previsão para o restabelecimento do serviço já que os danos na rede elétrica são de alta complexidade, demandando uma completa reconstrução de trechos afetados; empresa segue com equipes nas ruas trabalhando

26 outubro 2024 - 10h30Carlos Guilherme
Chuva chegou com força em Inocência e em outras cidades da região costa leste de MS
Chuva "chegou com força" em Inocência e em outras cidades da região costa leste de MS - (Foto: Das Ruas)

Moradores de Inocência, a 340 km de Campo Grande, estão enfrentando falta de energia desde a madrugada deste sábado (26) devido a um forte temporal que atingiu a região, provocando quedas de postes e rompimento de cabos. Segundo a concessionária Energisa, não há previsão para o restabelecimento do serviço já que os danos na rede elétrica são de alta complexidade, demandando uma completa reconstrução de trechos afetados.

Canal WhatsApp

O clima instável, com rajadas de vento e descargas elétricas, contribuiu para os danos. Em Inocência, foram registrados 27 milímetros de chuva e ventos de até 44 km/h, enquanto em outras regiões da costa leste do Estado, como Bataguassu, a tempestade trouxe chuvas intensas, atingindo 40 milímetros em apenas 40 minutos, com ventos de até 75 km/h. Em Três Lagoas, mais de 2 mil raios foram contabilizados somente na manhã deste sábado. Até as 9h30, MS já havia registrado mais de 465 mil raios, segundo dados da NetClima.

Comércio na cidade segue fechado e com previsão de retorno às 12h

Ao portal A Crítica, o meteorologista Natálio Abraão afirmou que essa instabilidade no tempo acontece devido a influencia de uma frente fria no litoral brasileiro, combinada com umidade vinda do norte do Paraguai e do sul da Bolívia.

Essa combinação tem alimentado as chuvas no sul, sudeste e leste de MS, e pode manter a situação de alerta para tempestades e enchentes em algumas regiões. No entanto, a previsão é de que as condições comecem a melhorar ao longo da tarde e que amanhã o clima se estabilize em grande parte do Estado, inclusive na região costa leste.

"Esse instabilidade estava prevista para acontecer e a região costa leste e sul de MS estão sendo as mais afetadas. Até esta a tarde a situação deve melhorar, mas chuva isoladas não estão descartadas em diversas regiões, além da alta nebulosidade. Amanhã a situação já se normaliza em grande parte do Estado, inclusive em Campo Grande. Só na Capital foram 40 milímetros nesta madrugada", informa.

Inocência está em alerta laranja para tempestades, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciado às 10h deste sábado. O alerta prevê precipitação entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h. O risco associado inclui cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, exigindo atenção redobrada da população.

Temporal avança sobre Inocência e região: mapa meteorológico destaca áreas de forte precipitação entre Água Clara e Brasilândia, com risco de novos transtornos devido ao alto volume de chuva. População deve ficar atenta às atualizações climáticas.

A orientação neste momento é que moradores de Inocência e das áreas afetadas tomem cuidado sobre os riscos de curto-circuito e cabos rompidos que podem estar energizados.

"A concessionária esta comprometida em restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. A recomendação da empresa é manter distância dos cabos caídos e acionar a Energisa imediatamente em caso de ocorrências. A concessionária orienta os clientes a utilizar os canais digitais de atendimento, como o WhatsApp (Gisa) no número (67) 99980-0698 e o aplicativo Energisa ON, para maior agilidade e segurança", diz o comunicado.

*Energia elétrica foi restabelecida às 12h27.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas