
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, maior embarcação militar da América Latina, será usado como centro de operações das Forças Armadas na região amazônica durante a COP30. O navio atracou em Belém (PA) e integrará o Comando Operacional Conjunto "Marajoara", criado pelo Ministério da Defesa para coordenar segurança e logística do evento.

A Marinha, junto com o Exército e a Força Aérea, vai reforçar a proteção de infraestruturas críticas, patrulhar rios e apoiar atividades logísticas. A estrutura de operações envolve quatro Grupos-Tarefa:
- Comando e Controle: sediado no “Atlântico”
- Ribeirinho: cerca de 500 militares e 50 viaturas
- Segurança Fluvial: 11 navios e 27 embarcações para patrulha e escolta
- Apoio Logístico: Hospital Naval de Belém, Base Naval de Val-de-Cães e Centro de Intendência
As ações serão concentradas em pontos estratégicos, como o Porto de Outeiro, Porto Petroquímico de Miramar, Subestações de Energia de Miramar, Porto de Belém, além dos rios Pará e Guamá e áreas adjacentes.
O navio possui hospital completo e quatro aeronaves, que serão usadas em transporte, apoio humanitário e emergências médicas. Segundo o contra-almirante Antonio Braz de Souza, comandante da 1ª Divisão da Esquadra, o “Atlântico” aumenta o poder de mobilização e a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica em apoio à conferência climática.
