
Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) intensifica a conscientização sobre a prevenção combinada contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais. O órgão destaca a importância do uso de preservativos, além da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) como estratégias eficazes de proteção.

Prevenção combinada no Carnaval - O Carnaval é uma festa de grande aglomeração, o que pode facilitar a transmissão de ISTs. Para reduzir os riscos, a SES reforça que o uso de preservativos em todas as relações sexuais — sejam orais, vaginais ou anais — é essencial para evitar o contágio por HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, além das hepatites B e C.
Além dos preservativos, a prevenção combinada inclui medidas como a PrEP e a PEP. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Galindo Martins Tebet, explica a importância dessas estratégias:
"Para quem deseja aumentar a proteção contra o HIV, a Profilaxia Pré-Exposição é uma medida eficaz. Ela deve ser iniciada antes da exposição ao risco e é indicada para pessoas HIV-negativas com risco elevado de infecção. O medicamento está disponível nas unidades de saúde do estado".
Já a PEP é voltada para situações em que houve exposição ao risco, como a relação sem preservativo.
"A Profilaxia Pós-Exposição deve ser iniciada até 72 horas após a exposição ao HIV e é oferecida nas unidades de saúde 24 horas do estado, com atendimento de urgência", ressalta Danielle.
A importância da testagem e do acesso gratuito aos insumos - Além das medidas preventivas, a SES reforça a importância da testagem regular para ISTs. Os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul. O diagnóstico precoce é essencial para garantir o tratamento adequado e evitar a transmissão.
O acesso a preservativos masculinos e femininos também é gratuito nas unidades de saúde, assim como gel lubrificante, que contribui para reduzir lesões durante a relação sexual, minimizando o risco de infecção.
Responsabilidade e cuidado durante a folia
O Carnaval é um momento de celebração, mas também exige consciência e cuidado com a saúde. A prevenção é uma responsabilidade compartilhada, e a SES reforça a importância de se proteger e buscar informações sobre os serviços disponíveis.
Quem precisar de mais informações sobre PrEP, PEP e locais de distribuição de preservativos gratuitos pode procurar a unidade de saúde mais próxima.
