segov dengue
VACINA FIOCRUZ

Até o fim de março serão entregues 3,8 mi de doses da vacina de Oxford

Até meados do ano, a Fiocruz espera já ter disponibilizado 100 milhões de doses

8 março 2021 - 11h11
Até o fim de março serão entregues 3,8 mi de doses da vacina de Oxford
Até o fim de março serão entregues 3,8 mi de doses da vacina de Oxford - (Foto: Agência Brasil)
Comper

A Fiocruz começa a produzir a vacina de Oxford/AstraZeneca em grande escala a partir desta segunda-feira, 8, segundo anúncio feito nesta manhã. Pelo menos 3,8 milhões de doses serão entregues até o fim deste mês. Pelo calendário da instituição, 30 milhões de doses serão entregues até abril. E até meados do ano, a Fiocruz espera já ter disponibilizado 100 milhões de doses.

O anúncio foi feito durante a visita do governador Wellington Dias, do Piauí, que preside o consórcio de governos do Nordeste, e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao laboratório de BioManguinhos, onde as vacinas estão sendo produzidas.

Já houve a conclusão dos testes de fábrica - em que as condições da produção são testadas. Os chamados testes de consistência verificam, por exemplo, se há alguma contaminação dos frascos na linha de produção, se o volume envasado está calibrado corretamente, se a temperatura de todo o processo está correta, entre outras variáveis. Para isso são feitas três produções independentes.

Se houver qualquer problema, e preciso parar a produção para reajustar os equipamentos. Havia o temor de que algum desajuste pudesse atrasar ainda mais a produção, mas não houve contratempo.

Pelo calendário original, estava prevista a entrega de 15 milhões de doses até o fim deste mês. Um problema técnico em um dos laboratórios, no entanto, acabou atrasando a produção.

A presidente da Fiocruz, Nísia Silveira, não participou presencialmente da reunião porque teve contato com uma pessoa que testou positivo para covid-19 na ultima sexta-feira, dia 5.

Banner Whatsapp Desktop