Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
31 de dezembro de 2025 - 20h20
Sistema FIEMS - Boas Festas
ELEIÇÕES 2026

Jornal britânico aposta em reeleição de Lula nas eleições de 2026

Financial Times cita bom momento econômico e desgaste da direita bolsonarista como fatores favoráveis ao presidente

31 dezembro 2025 - 18h45Redação O Estado de S. Paulo
Financial Times aposta na vitória de Lula nas eleições de 2026 e cita economia e erros da direita como fatores decisivos.
Financial Times aposta na vitória de Lula nas eleições de 2026 e cita economia e erros da direita como fatores decisivos. - (Foto: A Crítica)

O jornal britânico Financial Times incluiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre suas apostas para 2026 e projetou, nesta quarta-feira, 31, a vitória do petista nas eleições presidenciais de outubro do próximo ano. A previsão integra uma lista com 20 cenários traçados pelo veículo para o ano seguinte, divulgada tradicionalmente na véspera do Réveillon.

Canal WhatsApp

Especializado em economia e finanças, o Financial Times avalia que Lula deve se beneficiar do cenário econômico positivo do Brasil e de erros estratégicos cometidos por setores da direita ligados ao bolsonarismo. Para o jornal, esses fatores criam um ambiente favorável à recondução do atual presidente ao Palácio do Planalto.

De acordo com a análise do FT, Lula tende a colher dividendos políticos do desempenho da economia brasileira e da forma como enfrentou pressões externas. O jornal menciona que o presidente conseguiu atravessar um período marcado por tensões comerciais, incluindo os chamados “tarifaços” impostos pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, sem prejuízos relevantes à estabilidade econômica do país.

Na avaliação do veículo, os resultados econômicos ajudam a fortalecer a imagem do governo e a ampliar a margem de competitividade eleitoral do presidente, especialmente diante de um cenário internacional ainda instável.

O Financial Times também destaca o que chamou de “gols contra” da direita brasileira como um dos fatores que favorecem Lula. Segundo o jornal, políticos conservadores cometeram erros ao defender sanções dos Estados Unidos contra o Brasil em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe.

Na visão do periódico, a estratégia acabou tendo efeito contrário ao desejado. “Alguns políticos conservadores pediram sanções dos Estados Unidos para punir o Brasil pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, mas a estratégia saiu pela culatra, já que Lula mobilizou a nação em torno dele”, afirmou o FT.

O jornal cita ainda a possibilidade de uma candidatura de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, como parte do cenário eleitoral da direita em 2026.

Outro ponto abordado pela publicação britânica é a saúde do presidente. O Financial Times lembrou que Lula passou, há cerca de um ano, por uma cirurgia de emergência na cabeça, fator que pode entrar no debate político, mas que, segundo a análise, não seria suficiente para comprometer uma eventual campanha à reeleição, caso o cenário atual se mantenha.

Além da aposta na vitória de Lula, o Financial Times listou previsões para outros países e temas globais. Entre elas, o jornal projetou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não deve abrir mão da ocupação da região de Donbass, no leste do país, como parte das negociações de um possível acordo de paz com a Rússia.

O veículo também previu derrota dos republicanos nas eleições para o Congresso dos Estados Unidos, em novembro, e um forte ajuste no mercado financeiro ligado à tecnologia. Segundo o jornal, a chamada “bolha” da Inteligência Artificial deve estourar, provocando perdas significativas no mercado de ações.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop