
Ninguém pode dizer que Campo Grande não tem nada para fazer, pelo menos não neste fim de semana, quando a Capital respira o universo das tatuagens no Campo Grande Tattoo Fest, e quando Iara Rennó se apresenta, de graça, no Sesc Cultura.

Nesta sexta, sábado e domingo tem espetáculos de dança premiados passando por aqui, feiras, lançamento de HQ e show com a cantora Simone no MS ao Vivo.
Confira abaixo as principais opções no agendão que a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) preparou:
Sexta-feira (6)
"Flores de Bálsamo", filme conta história das tradições da Ilha de Okinawa a partir de um instrumento musical encontrado por um jovem. (Foto: Divulgação)
Campo Grande Tattoo Fest - O maior evento de tatuagem de Campo Grande será realizado neste fim de semana. De sexta a domingo, o festival vai reunir mais de 120 artistas com concurso de tatuagem na programação, atrações musicais, batalha de rap, brechós, e praça de alimentação.
Na sexta-feira, o evento começa às 9h da manhã com abertura para tatuadores, show de voz e violão com Macakos de Varanda, Coletivo Casanova, batalha de rima, food-trucks e julgamento das categorias do dia.
Hora: Das 9h às 00h
Local: Estoril - Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20 - Jardim Autonomista
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00 (com opção de meia-entrada para quem levar 1kg de alimento não perecível)
I Expoluz Solidária - A Escola de Mãe Luz realiza a primeira exposição nesta sexta-feira com gastronomia, artesanato e moda circular. A iniciativa que atende mulheres da periferia têm o projeto “Caçadoas de Bijus”, que focado na moda sustentável, tem mulheres fabricando ou reciclando peças para vender a um preço mais acessível.
Hora: das 16h às 22h
Local: Rua San Izidro, 215 - Vila Alba
Entrada: Gratuita
Slam Campão - Nesta sexta-feira tem Slam Campão na Concha da UFMS com show de Renatto Jackson.
Hora: A partir das 17h
Local: Concha - UFMS
Entrada: Gratuita
“Fio do Meio/Vertigem” - Campo Grande recebe neste fim de semana o espetáculo “Fio do Meio/Vertigem”. Interpretado pela Cia Gente, do Rio de Janeiro, o espetáculo é desenvolvido em dois atos, iniciando com “Fio do Meio” - vencedor do prêmio Funarte de Circulação em Dança -, seguido de “Vertigem” que, este ano, representou o país no Festival D'avignon, na França. Unidos, eles formam o 2° ato do projeto “Brasil sem Ponto Final”.
Em “Fio do Meio”, o criador toma como célula o movimento do esbarrão. A partir dele, observa e provoca uma via de mão dupla: a capacidade de mover corpos e, desse mover, abrir espaços de conversação.
Dando sequência a proposição de ativar a rua como espaço criativo, sua arquitetura e seu diálogo com as pessoas, “Fio do Meio” extrapola a noção de margem e reconfigura outras relações de geo corporeidade; reterritorializando os usos da cidade, os arteiros produzem repetições oriundas de gestos do urbano para difundir catatonias e narrativas que pleiteiam a visibilidade de tantos outros corpos; tantas das vezes negados, miopizados e varridos.
Já em “Vertigem”, adota-se um diálogo intenso e ininterrupto mediado pelos corpos dos intérpretes, cuja proposta expõe a borda, o ruído (também o silêncio), a corda bamba, a respiração ofegante e a embriaguez do gesto. Desnudado e cru, “Vertigem” persegue uma “labirintite cênica”, sendo o movimento dessa vez guiado por uma atmosfera que não almeja o controle; ao contrário, despreza-o e o desloca em busca do risco, daquilo que ainda não tem nome; mas que por tal recebe, gentilmente, o significado de “política”.
Hora: 17h
Local: Praça Ary Coelho - Rua 14 de Julho - Centro
Entrada: Gratuita
Quintal Sesc - A sexta-feira no Quintal Sesc está repleta de diversão. A partir das 17h, a equipe da Brinquemania estará presente para garantir momentos de recreação e entretenimento. As crianças também podem participar de oficinas de desenho para colorir e brincadeiras, em parceria com a empresa Guavira. Às 20h, o palco ganha vida com a apresentação da dupla sertaneja Leandro e Galeano.
Lembrando que em caso de mau tempo, a programação poderá ser alterada, pois o evento é realizado ao ar livre.
Hora: 17h
Local: Estacionamento da Riachuelo - 1º piso - Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita
Feira Explosão - Nesta sexta-feira tem feirinha cultural no Indubrasil com artesanato, culinária, brechós e apresentações culturais.
Hora: 17h às 22h
Local: Associação dos Moradores - Rua Barra dos Bugres, 100 - Indubrasil
Entrada: Gratuita
Cinemarco - As sessões de cinema no Marco (Museu de Arte Contemporânea) retornam nesta sexta-feira com “Flores de Bálsamo”, filme sul-mato-grossense que narra a descoberta de um antigo instrumento musical por um jovem, descendentes de japoneses. O instrumento tradicional da Ilha de Okinawa leva o rapaz a se lembrar dos bisavós.
Dirigido por Henrique Arakaki, Karen Freitas e Lucas Miyahira, “Flores de Bálsamo” será exibido no paredão do Marco, de graça. O público também poderá prestigiar a apresentação de sanshin, instrumento musical de Okinawa.
Hora: 18h30
Local: Marco - Rua Antônio Maria Coelho, 6.000
Entrada: Gratuita
Iara Rennó - Depois de dois anos sem tocar em Campo Grande, Iara Rennó retorna aos palcos da Capital nesta sexta-feira apresentando seu mais novo trabalho, o show Oriki Ori Okàn, em formato pocket.
No repertório, a artista interpreta canções do álbum Orí Okan (dobra discos, 2023), passando por faixas dos discos Oríkì (dobra discos, 2022) e Flecha (ybmusic, 2016), mostrando pela primeira vez na cidade um repertório exclusivamente voltado para a cultura de Orixá. Ela canta e toca violão acompanhada pelo percussionista e ogan Alysson Bruno.
Hora: 19h
Local: Sesc Cultura - Avenida Afonso Pena, 2270 - Centro
Entrada: Gratuita
