
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (29) o resultado da chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. Os candidatos podem consultar a lista de pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login do Gov.br.

O Fies é voltado para estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O programa financia parcial ou integralmente os estudos de alunos que não têm condições de arcar com os custos da mensalidade.
Nesta edição, o processo seletivo recebeu 276.140 inscrições, feitas por 111.402 candidatos — cada estudante teve a possibilidade de escolher até três opções de curso.
Ao todo, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas ao longo do ano, somando as seleções do primeiro e segundo semestre. Para esta chamada específica, são 74,5 mil vagas, sendo que 50% estão reservadas para o Fies Social, modalidade voltada a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Complementação da inscrição - Os candidatos pré-selecionados devem complementar a inscrição no sistema entre quarta-feira (30) e sexta-feira (1º).
Após essa etapa, será necessário comprovar, de forma presencial ou digital, as informações prestadas na inscrição. Isso deve ser feito em até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual o candidato foi pré-selecionado.
Quem não foi selecionado na chamada regular entrará automaticamente na lista de espera, que começa a convocar os candidatos a partir de 5 de agosto. As chamadas seguirão até 19 de setembro.
As vagas que não forem preenchidas na primeira chamada serão ofertadas aos inscritos na lista de espera. Candidatos convocados nessa etapa deverão complementar a inscrição em até três dias úteis após a convocação, seguindo os mesmos critérios de comprovação da etapa regular.
O acompanhamento da situação deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do Fies.
A classificação dos candidatos segue a ordem decrescente das notas do Enem, considerando também o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Para concorrer, é necessário ter realizado o Enem em edições anteriores a 2025, com nota mínima exigida e sem ter zerado a redação.
