
O fortalecimento das estratégias de sustentabilidade e da educação ambiental esteve no centro de uma reunião institucional realizada nesta segunda-feira (09), em Campo Grande. A Fiems, por meio do Centro de Sustentabilidade da Indústria, recebeu o secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, e a servidora Hélia Cardoso para discutir ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável do município.
Durante o encontro, foi feita a entrega oficial do Calendário 2026, iniciativa que integra o Programa Municipal de Educação Ambiental de Bonito. A ação simboliza a continuidade dos esforços do município em envolver a comunidade escolar e a população em geral na agenda ambiental.
A reunião reforçou a importância da articulação entre instituições públicas e privadas na definição de estratégias capazes de atender às demandas atuais e futuras de Bonito. Reconhecido nacionalmente pela qualidade da gestão ambiental, o município tem no turismo sustentável um dos principais pilares de sua economia.
Para a gerente de Sustentabilidade da Fiems, Claudia Borges, o diálogo técnico entre as instituições contribui para o fortalecimento das políticas públicas e para a construção de projetos estruturados no longo prazo. Segundo ela, a sustentabilidade depende da integração entre planejamento, setor produtivo e educação.
“A Fiems entende que sustentabilidade se constrói de forma integrada, unindo planejamento, setor produtivo e formação das novas gerações. O diálogo com o município de Bonito reforça esse compromisso, especialmente ao conectar a agenda ambiental às ações de educação desenvolvidas nas escolas”, afirmou.
Ainda de acordo com Claudia Borges, contribuir com as discussões estratégicas do município é essencial para promover um desenvolvimento equilibrado, que consiga conciliar preservação ambiental e atividade econômica, especialmente em um território onde o meio ambiente é parte central da identidade local.
