
A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) empossou, na manhã desta sexta-feira (13), sua nova Diretoria Estratégica. A solenidade aconteceu no edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, e marcou a formação de um grupo com 20 representantes de diversos setores econômicos, incluindo indústria, comércio, saúde, agronegócio e serviços. O objetivo é reforçar o diálogo entre as cadeias produtivas e oferecer suporte técnico e estratégico à gestão da entidade.
A diretoria estratégica é formada por membros da sociedade civil indicados pelos diretores eleitos da Fiems e pelo conselho de representantes. A proposta é que o grupo atue como instância consultiva, apresentando recomendações, propostas e iniciativas que contribuam para o fortalecimento da indústria sul-mato-grossense, além de auxiliar no desenvolvimento econômico sustentável do Estado.
Durante a cerimônia, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que o novo grupo permitirá uma conexão direta entre a entidade e os diferentes segmentos da economia estadual. “Nossa economia vai muito bem, e temos diversos setores envolvidos com a indústria, como o agronegócio e o comércio. Precisamos de mais braços para construir propostas e garantir que todos os setores estejam representados. Isso vai melhorar nossa competitividade e permitir que o desenvolvimento seja realmente estadual, não concentrado”, afirmou.
Longen também reforçou que muitas vezes, com a chegada de grandes indústrias, segmentos importantes acabam ficando à margem das estratégias principais. “Precisamos construir um projeto amplo, com base de representação, que leve o Estado como um todo a um novo patamar de desenvolvimento”, completou.
A empresária Adriana Sato, representante do setor industrial, foi uma das empossadas e reforçou o papel da diretoria como elo entre a realidade das empresas e a atuação institucional da Fiems. “Eles serão o elo que conecta a realidade das indústrias com a atuação institucional do Sistema. É por meio dessa diretoria que conseguiremos transformar as necessidades concretas dos setores produtivos em agendas estruturadas”, declarou.
Também presente, o empresário do comércio Beto Pereira defendeu que o fortalecimento da indústria deve envolver todos os setores. “A economia é uma teia, onde tudo está conectado. Varejo, indústria, agricultura, comércio. Essa decisão da Fiems de montar uma diretoria estratégica multissetorial é muito inteligente. Esse pensamento coletivo vai gerar resultados incríveis”, avaliou.
Do setor da saúde, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, chamou atenção para a responsabilidade compartilhada. “Vamos trabalhar muito no setor da saúde, que está diretamente ligado a diversos outros. O Sérgio Longen tem um papel fundamental ao juntar esses setores para planejar o futuro do nosso Estado”, disse.
Entre as funções da diretoria estratégica estão a sugestão de projetos voltados ao fortalecimento do setor industrial, o estímulo à inovação e a atuação como ponte entre os interesses dos setores e a formulação de políticas públicas. A expectativa é que o grupo ajude a consolidar uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusiva.
Confira os nomes dos membros da Diretoria Estratégica da Fiems:
Adeilton Feliciano do Prado
Almir Dalpasquale
Amaury Pekelman
Ariclenes Bento Vicentin
Edmilson Jonas Verati
Egídio Vilani Comin
Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai
Fabio Angelo Bigolin (Alvorada)
Humberto Rezende Pereira
Irineu Milanesi
José Francisco Veloso Ribeiro
Lourival Vieira Costa
Manoel Pires Filho
Marco Antonio Saling
Paulo Matos
Pedro Silva
Ricardo Ayache
Sidnei Pitteri Camacho
Simone Oliveira Umbelino
Adriana Sato

