
Tidelcino dos Santos Rosa, presidente da Federação das APAEs de MS - Divulgação
Itaporã, pequena cidade do interior de MS, sediou por dois dias o Encontro Descentralizado das Apaes da 7ª região.

O evento teve a participação de 19 instituições apaeanas, onde se discutiu o reordenamento das ações nas áreas da assistência social, educação e saúde.
A abertura do evento aconteceu no Salão da Gerência de Assistência Social daquele município, com a presença do Autodefensor da Apae de Itaporã, Marcos Roberto Minuci, o presidente da Federação das Apaes do Estado de MS, Tidelcino dos Santos Rosa, o presidente da Apae local, Antônio Carlos Brandina, o procurador jurídico da Federação, Dr. João Augusto Lopes e o Coordenador Estadual de Administração e Finanças da Federação, Erisvaldo Santos de Andrade.
Participaram como palestrantes deste Encontro, os representantes do Conselho Regional de Contabilidade, Maria Leny Adania de Sylos e Maria Alves Granjeiro, abordando o tema prestação de contas das entidades do Terceiro Setor e Entidades de Interesse Social, Aspectos Contábeis e Jurídicos.
O Coordenador do Ambulatório do Centro Especializado de Reabilitação da Apae de Campo Grande, o Fisioterapeuta Rodrigo Lucchesi Cordeiro abordou o tema Reabilitação, trabalho que a Apae de Campo Grande tem oferecido para a população sul-mato-grossense, principalmente para os acidentados em decorrência da violência urbana e dos acidentes de trânsitos.
O Coordenador do Fundo Nacional da Educação Básica, Antônio Deiró, abordou o tema financiamento do Fundeb, o que pode e o que não pode comprar com os recursos do Fundeb e a prestação de contas desses recursos. O Conselheiro Nacional de Assistência Social Edivaldo da Silva Ramos falou sobre a inscrição das entidades sociais no CMAS e representando a Superintendência da – Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social a psicóloga Margareth Rodrigues da Cruz, abordou o tema – Controle Social e Tipificações.
