Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de novembro de 2025 - 19h27
sesi
SEGURANÇA AÉREA

FAB destrói avião vindo da Venezuela após interceptação na terra Yanomami

Aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo; piloto pousou em pista clandestina e fugiu antes da chegada de militares

20 novembro 2025 - 17h15Redação O Estado de S. Paulo
Aeronave suspeita foi interceptada pela FAB.
Aeronave suspeita foi interceptada pela FAB. - (Foto: COMAE)

A Força Aérea Brasileira (FAB) destruiu, na quarta-feira (19), uma aeronave que tinha decolado da Venezuela e sobrevoava a Terra Indígena Yanomami, na região amazônica. O avião foi considerado suspeito após ingressar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem manter contato com os órgãos de controle. O piloto conseguiu escapar antes da chegada das equipes.

Canal WhatsApp

O alerta foi dado por volta das 7h, quando radares detectaram a incursão irregular. Em resposta imediata, dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a interceptação. De acordo com a FAB, foram cumpridas todas as etapas de averiguação — procedimento que busca identificar a aeronave — e de intervenção, quando é ordenada a mudança de rota e o pouso em local determinado.

Sem colaboração por parte do piloto, os militares aplicaram inicialmente o tiro de aviso, recurso previsto quando a aeronave interceptada ignora as ordens da Defesa Aeroespacial. Mesmo assim, não houve reação. O avião foi então classificado como hostil, ficando sujeito ao chamado tiro de detenção, usado para impedir a continuidade do voo.

Piloto do avião venezuelano resistiu aos comandos da Força Aérea Brasileira e fugiu após a interceptação da aeronave Foto: COMAE.Piloto do avião venezuelano resistiu aos comandos da Força Aérea Brasileira e fugiu após a interceptação da aeronave- (Foto: COMAE).

O piloto acabou realizando o pouso em uma pista de terra perto da região de Surucucu, em Roraima. Um helicóptero H-60 Black Hawk foi enviado para o local, mas, ao chegarem, os militares encontraram apenas a aeronave, que estava com a matrícula adulterada. O suspeito havia fugido. Diante das irregularidades e da possibilidade de uso para atividades ilícitas, o avião foi destruído.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop