Campanha TCE 44 Anos - PI 517/2024 de 18/03 a 22/03
EXPOSIÇÃO

Exposição apresenta trabalhos de artistas realizados em Residência Artística

Exposição apresenta trabalhos de artistas do DF, GO, MT e MS realizados em Residência Artística do Núcleo de Arte do Centro-Oeste

23 julho 2015 - 11h06Assessoria
Daniel Pellegrim Sanchez
Daniel Pellegrim Sanchez - Peninha
Comper

Um povoado no interior de Goiás acolheu e inspirou seis artistas do Centro-Oeste, que, por duas semanas, em maio deste ano, reuniram-se com o intuito de criar a partir de suas experiências, do diálogo com a curadoria e da convivência com a população local. Partindo da necessidade de iniciar um processo de reconhecimento sobre a produção de arte na região Centro-Oeste, Dalton Paula (GO), Daniel Pellegrim Sanchez (MT), Íris Helena (DF), Ricardo Theodoro (DF), Santhiago Sellon (GO) e Thaís Galbiatti (MS) se encontraram em Santo Antônio de Olhos D'Água, a 94km de Brasília, na residência artística Imersão [em Território] Olhos d’Água, realizada pelo NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste. O resultado desse grande amálgama cultural é a exposição INTERSEÇÕES, parte integrante da mostra Território Centro-Oeste, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, em cartaz na Galeria Athos Bulcão, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, de 28 de julho a 24 de agosto. A entrada é franca.

Segundo Renata Azambuja, curadora da exposição, os artistas não foram escolhidos com base em conceitos temáticos, conceituais, ou mesmo registros prévios. Levou-se em consideração o desejo de celebrar o Centro-Oeste, reunindo artistas radicados em seus Estados. “Nenhuma temática foi estabelecida e os artistas desenvolveram trabalhos em linguagens variadas. O foco estabeleceu-se no processo, no deslocamento, nos desdobramentos de linguagem”, explica Renata. Durante a residência, o trabalho se desenvolveu em torno de conversas e interações entre os artistas e da relação dos artistas com os moradores de Olhos d’Água, fazendo com que as produções fossem elaboradas a partir dos deslocamentos geográficos dos artistas para um contexto novo, com especificidades físicas e humanas próprias de Olhos d’Água, gerando produções que, no processo, contribuíram para a formação do artista e ampliam a visão de mundo de cada um.

A exposição é uma realização do ITS – Instituto Terceiro setor, com patrocínio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal.

A exposição

Interseções é uma mostra-processo que reflete o tipo de produção realizado durante o tempo de permanência dos artistas no NACO e em Olhos d’Agua. Segundo Renata Azambuja, a ideia é que, ao visitar a exposição, o público perceba que as etapas do processo criativo são essenciais para a produção final de uma obra de arte. “A galeria funcionará como meta-residência, mostrando elementos que fizeram parte do processo imersivo como um todo, como as estações de trabalho de cada artista, menções fotográficas e de vídeo a Olhos d’Agua e um espaço que se refere à ‘mesa de comer’, local propício para o diálogo sobre o andamento dos trabalhos e o encontro com os visitantes”, explica a curadora.

Durante o processo de produção das obras, Dalton Paula mergulhou fundo em questões como a cura e a morte, pesquisa embasada na matriz popular, dando continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo sobre a raiz da Guiné. Daniel Pellegrim Sanchez explorou as correlações entre tradição e modernidade, com interferências minimalistas em objetos de madeira que encontrou pela cidade. Retratou também as janelas das casas de Olhos d’Água, realizando, a partir daí, imagens modificadas em três tempos, que resultaram em impressões e projeções. Já Íris Helena deu continuidade a sua pesquisa poética que versa sobre o tempo, a memória e os trânsitos impressos. Gravou entrevistas com os moradores da cidade, registrando depoimentos e vivências dos locais. Ricardo Theodoro explorou sua visão de arquiteto/fotógrafo, procurando estabelecer relações entre natureza, cultura, atualidade e tradição. Santhiago Selon, por sua vez, procurou a urbanidade do centro rural por meio do acúmulo de materiais que encontrou pelas ruas da pequena cidade e que se transformaram em assemblages. Thaís Galbiatti deu prosseguimento aos desenhos – linguagem de base da artista –, e tomou como mote a sua observação do meio.

Além dos trabalhos individuais, a exposição apresenta ainda um projeto em comum criado também durante a residência, batizado de Passagem: interpretações visuais individuais, mas colaborativas, frutos dos diálogos entre os artistas sobre o significado do estar em trânsito. Além disso, Interseções traz um conjunto de trabalhos realizados pelos artistas anteriores à residência, como desenhos, fotos, instalações e vídeos.

A exposição oferecerá programa educativo com visitas guiadas para escolas. O agendamento estará disponível pelo telefone (61)3321-9922, durante todo o período da mostra.

O NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste

Inaugurado em 2014, o NACO - Núcleo de Arte do Centro-Oeste é um centro de artes pioneiro na Região Centro-Oeste situado a 94km de Brasília e a 121km de Goiânia, no povoado de Santo Antônio de Olhos D'Água. O Núcleo foi criado com o objetivo de estimular o compartilhamento de experiências, o intercâmbio cultural e a produção artística contemporânea, sem perder o vínculo com as tradições regionais brasileiras. Com infraestrutura construída especialmente para receber atividades culturais, o Núcleo conta com salas equipadas para abrigar residências artísticas, oficinas, seminários e exposições. Assim, o NACO concentra-se na formação do artista e no estabelecimento de ações que favoreçam a conexão com a comunidade e com outros espaços de residências nacionais e internacionais. Para tanto, pesquisadores, críticos e curadores serão convidados para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos artistas.

Em novembro de 2014, o NACO promoveu os Workshops em Arte e Tecnologia, uma série de oficinas com foco em arte e mídia, como a Oficina de Curadoria e mídia, a Oficina Videoarte/projeção mapeada: paisagens e imaginários deslocáveis em Olhos D'Água e a Oficina de Design Gráfico. Este ano, além da residência Imersão [em Território] Olhos d’Água, o Naco participou da exposição Ondeandaaonda, no Museu Nacional da República, em Brasília.

Os artistas

Dalton Paula

Reside e trabalha em Goiânia. É bacharel em Artes Visuais e atualmente investiga o corpo silenciado no meio urbano. Suas produções propõem uma reflexão de questões contemporâneas, referentes ao medo, à efemeridade, ao individualismo e à alteridade. Discute também o pictorialismo contaminado por linguagens diversas através do seu corpo no campo da intimidade.

Daniel Sanchez

Autodidata, trabalha com liberdade técnica e com diversidade de materiais. Ao pesquisar diferentes temas e linguagens, explora os territórios da subjetividade e da arte experimental. Na Chapada dos Guimarães (MT), implantou uma galeria de arte especializada em arte popular mato-grossense. Como secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, promoveu “festivais-conceito” e criou a Rota do Sonho.

Íris Helena

Nasceu em João Pessoa (PB). Seu trabalho se caracteriza pela investigação crítica e poética da cidade, da paisagem urbana. Utiliza diversas linguagens artísticas como a fotografia, fotoinstalações além de suportes/objetos retirados de seu consumo cotidiano. Participou de inúmeras exposições coletivas, como o 61º Salão de Abril, (Fortaleza/2010); o Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo/2010); Participou da exposição City as a process na II Ural industrial Biennial of Contemporary Art (Rússia/2012). Participou das residências artísticas Interações (não)distantes (UnB/UAB) e da residência artística da Frankfurt Book Fair 2013 (Alemanha).

Ricardo Thedoro

Carioca de nascimento, viveu também em Brasília, Florianópolis, Salvador. Estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília onde aprendeu a fotografar e se apaixonou por pensar as cidades. Em São Paulo, cursou uma pós-graduação em fotografia. Atualmente reside em Brasília, dedica-se ao mestrado na linha de Poéticas Contemporâneas, no VIS do Instituo de Artes da UnB e trabalha como professor no IESB.

Santhiago Vieira

Designer e artista urbano, Santhiago traz, em antigas lembranças, imagens de escadas retangulares, prédios em perspectiva ou salas vazias. Assim, apresenta um trabalho no qual a geometrização dos modos de expressão visual parece ser totalmente natural. Mesmo que alguns momentos de contato com o ambiente rural proporcionem experiências peculiares, para o artista, a volta para casa representa o reencontro com a urbe, o piche, as faixas de trânsito, canteiros de obra e prédios perspectivados ou cobrindo o horizonte. Acredita que intervir diretamente sobre a construção arquitetônica permite criar um diálogo entre o enredo da pintura, o suporte e a imagem pictórica, somando substancialmente para a composição de significados da obra.

Thaís Galbiati

Natural de Campo Grande (MS), é graduada em Artes Visuais pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para a artista, o desenho é o centro, são conversas que apresenta do mundo contemporâneo: o mesmo que a atinge e a atrai. Traça da ousadia à informação, e pesquisa, de seus papéis guardados, o momento em que elas nascem. Ao apropriar-se e criar a partir de imagens prontas que encontra no cotidiano – cenas de internet, fotografias, revistas –, resgata novas narrativas e significados para as suas obras. Deseja um desenho simples e nítido, dramático e que trace sua revolta.

Serviço:

INTERSEÇÕES

Data: De 28 de julho a 24 de agosto de 2015

Horário de visitação: De terça a domingo, das 10 às 20h

Local: Galeria Athos Bulcão, anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro

Contato para entrevistas: Renata Azambuja, curadora. Fone: (61) 9618-8445

Classificação indicativa: livre

Informações: (61) 3325-6239 e (61)3321-9922

ENTRADA FRANCA

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas